Notícias

Seis projetos distinguidos a encerrar o Desafios 5.0
Iniciativa da AEP envolveu mais de 200 empreendedores e 40 empresas do Norte e Centro

O Desafios 5.0 fechou com chave de ouro a 27 de junho, distinguindo seis projetos com o Prémio Speed Up, no valor individual de 5 mil euros. 

Entre os 25 finalistas, que apresentaram o seu pitch na sessão de encerramento, saíram vencedores Amaro Martins (projeto Hephaesnus), Eduardo Albuquerque e Pierre Marie, (projeto Rebobinar), Filipa Pereira e Patrícia Ribeiro (projeto Pawpet), Ivanoel Rodrigues (projeto Hortee by Fhlud Technologies), Luis Leão (projeto MainGUILTY) e Ricardo Danyalgil (projeto BlueLink).

Ricardo Luz (Partner da Gestluz e presidente da Invicta Angels), Hugo Ramos (Co-Founder and Partner da Matching Ventures), Tim Vieira (founder and CEO da Brave Generation Academy), Helena Maio (diretor New Business and Adviser to the Board of Portugal Ventures) e Pedro Janeiro (Strategy and Consulting Director da Accenture Portugal), constituíram o júri que avaliou e premiou as diversas propostas a concurso.

Terminou assim este projeto da AEP – Associação Empresarial de Portugal que, entre novembro de 2021 e junho de 2023, apoiou mais de 200 empreendedores e empresas, constituídas há menos de dois anos, do Norte e Centro de Portugal. 

Para promover o espírito empresarial inovador e criativo destas zonas do país e consolidar um novo perfil empreendedor, o Desafios 5.0 contou, nas várias atividades desenvolvidas, com a participação de 40 empresas e mais de 900 participantes.

No total, foram mais de 460 horas de capacitação, 720 horas de mentoria e 500 horas de consultoria de consolidação do plano de negócios para os 25 melhores projetos concorrentes.

Durante o desenvolvimento do Desafios 5.0, os 25 melhores projetos tiveram apoio para consolidar o plano de negócios e robustecer e potenciar a sua viabilização. Os temas dos projetos apresentados são transversais a toda a sociedade: saúde, alterações demográficas e bem-estar, segurança alimentar, agricultura e silvicultura sustentáveis, energia não poluente, transportes inteligentes e ecológicos, ação climática, ambiente e eficiência de recursos e matérias-primas.

Nas palavras do presidente do Conselho de Administração da AEP, Luís Miguel Ribeiro, “no último ano e meio, o Desafios 5.0 promoveu o espírito empresarial do Norte e Centro, através de ações integradas que capacitaram centenas de jovens empreendedores, orientando-os num quadro de inovação do ecossistema e de resposta aos desafios económicos. Foi um projeto relevante na promoção do espírito empresarial destas duas regiões”, explicando que “através do Desafios 5.0, a AEP criou condições que facilitaram, apoiaram e incrementaram a materialização das ideias de negócio e minimizaram as dificuldades. Contribuímos para um ambiente mobilizador e propício ao empreendedorismo qualificado e criativo, que se traduziu na apresentação de 25 projetos que promovem soluções inovadoras, com impacto na melhoria do bem-estar social e no crescimento inclusivo e sustentável”.

O projeto Desafios 5.0 foi lançado pela AEP em novembro de 2021 para promover o espírito empresarial do Norte e Centro. O objetivo foi consolidar um novo perfil empreendedor, apoiado em ideias inovadoras e criativas, que possam responder aos desafios sociais associados ao novo paradigma de evolução da sociedade 5.0, tópico central do projeto.

O projeto agora encerrado assentou em três ações centrais: Call For Ideas (captação de ideias em fase embrionária), Call For Acceleration (captação de ideias numa fase mais desenvolvida ou startups constituídas há menos de 2 anos) e Call For Needs (para empresas interessadas em lançar desafios que possam ser resolvidos pelos empreendedores).

O Desafios 5.0 foi financiado pelo COMPETE 2020, no âmbito do Portugal 2020 e com o apoio da União Europeia através do Fundo Social Europeu. Contou ainda com o apoio de empresários, startups, administração pública, municípios e outras associações empresariais.

Veja o comunicado de imprensa