Notícias

Rumo à internacionalização com a AEP
Candidatura do projeto BOW 2023/2024 em fase de ultimação

A AEP - Associação Empresarial de Portugal está a ultimar a candidatura do seu projeto multissetorial de apoio à internacionalização das empresas portuguesas para 2023/2024, BOW – Portugal Business On the Way, e convida todas as empresas a manifestarem o seu interesse em aderir, sem compromisso, mediante o preenchimento desta ficha, contando com financiamento a 50% [veja as condições de elegibilidade].

O calendário de ações que a AEP tem previsto para o próximo ano já está disponível, tendo um total de 41 iniciativas em vários mercados internacionais, abrangendo setores desde alimentação e bebidas e casa e decoração de interiores ao equipamento para hotelaria e restauração, processamento alimentar e logística, passando também pelos setores de construção, da saúde e equipamento médico-hospitalar. Estão também a ser preparadas ações orientadas para as indústrias náutica e de componentes automóveis, bem como nas áreas do comércio a retalho e de marca própria, sem esquecer uma série de missões empresariais de caráter multissetorial. 

A par destas ações, o BOW 2023/2024 tem previstas outras atividades, nomeadamente a realização de estudos de mercado e ações de mentoring, bem como a disponibilização de ferramentas digitais de diagnóstico e preparação para a abordagem a mercados internacionais. Para prestar um maior apoio às empresas, são também fornecidos perfis setoriais de países, informação sobre concursos internacionais e informação técnica sobre os diferentes mercados. Tudo isto com o propósito de dinamizar as exportações portuguesas e reforçar a capacitação das empresas nacionais para a internacionalização.

Desde 1990, ano em que deu início, de uma forma sistemática, à realização de ações de internacionalização, a AEP já organizou, individualmente ou através de parcerias com outras entidades, largas centenas de ações em mercados externos.

Apesar dos constrangimentos no plano internacional, no final do corrente ano terão sido realizadas um total de 30 iniciativas, entre participações em feiras e missões empresariais, em cerca de 20 mercados, envolvendo mais de 230 empresas nacionais de diversos setores de atividade.

Foram também levadas a efeito diversas ações de mentoring, seminários e workshops para ajudar as empresas participantes a conhecer melhor as potencialidades e especificidades de mercados além-fronteiras. 

E são os bons resultados obtidos com estas ações que levam a AEP a submeter uma nova candidatura do projeto BOW, que decorre no âmbito do Sistema de Incentivos Internacionalização das PME - Projetos Conjuntos - Programa Internacionalizar 2030, ao abrigo do mecanismo extraordinário de antecipação do Portugal 2030.

Se o projeto de internacionalização que a AEP está a preparar para 2023/24 lhe interessa, não deixe de participar, enviando a sua “Manifestação de Interesse” com a brevidade possível. Sublinha-se que tal não obriga à participação nas ações [posteriormente será contactado para confirmar o seu interesse], pretendendo apenas facilitar o acesso à mesma e ao respetivo financiamento.

Informações adicionais poderão ser obtidas junto da AEP Internacional
Cristina Laranjeira 
Tel: 22 998 1781 | Tlm: 961786411 | e-mail: cristina.laranjeira@aeportugal.pt