Notícias

Promoção do emprego transfronteiriço em foco
AEP promove fórum de discussão entre parceiros da Rede EURES

O papel das regiões transfronteiriças na promoção de emprego vai estar em análise na AEP, no próximo dia 2 de março. A AEP - Associação Empresarial de Portugal, enquanto entidade parceira da Rede EURES Transfronteiriça Norte de Portugal-Galiza (EURES-T NPG), promove um Cross Border Forum dedicado a esta temática, que vai juntar todas os membros da rede, bem como entidades parceiras das outras duas regiões transfronteiriças de Portugal-Espanha: Estremadura-Alentejo e Andaluzia-Algarve.

Na agenda do fórum, que será moderado pela coordenadora do consórcio EURES-T NPG, Teresa Ventim, está prevista a discussão de questões relacionadas com os Serviços EURES-Transfronteiriços nas Empresas, nomeadamente os desajustamentos entre oferta e procura de emprego nas regiões fronteiriças, como chegar às empresas e criar uma relação fluente com EURES-T, como canalizar as necessidades das empresas para o mercado de emprego fronteiriço e a análise de situações que são percecionadas pelos empregadores como obstáculos à contratação transfronteiriça.

Outros dois grandes temas que vão estar em discussão são a penetração dos serviços EURES-T nos Serviços Públicos de Emprego, seja nos centros de emprego ou ao nível das políticas ativas de emprego (orientação, formação, apoios à contratação), e a representação sindical dos trabalhadores transfronteiriços, abordando o trabalho transfronteiriço na negociação coletiva e os direitos dos trabalhadores transfronteiriços.

Durante a manhã, os participantes os participantes deste Cross Border Forum vão ainda estar presentes “EURES -Talk para a Empregabilidade”, a realizar na QUALIFICA – Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, na Exponor – Feira Internacional do Porto.

À tarde, será analisada a inter-relação do EURES-T com entidades como a Segurança Social, a Autoridade para as Condições de Trabalho e as Finanças.

O EURES é uma rede de cooperação criada pela Comissão Europeia, com representantes em todos os Estados membros, que presta serviços de informação e aconselhamento a trabalhadores e empresários sobre o mercado de trabalho e oportunidades de emprego no Espaço Económico Europeu. A sua principal missão é facilitar a livre circulação de trabalhadores, garantindo as mesmas oportunidades.

No âmbito da rede, o EURES Transfronteiriço Norte de Portugal – Galiza tem como objetivo dar resposta às necessidades de informação ligadas à mobilidade fronteiriça de trabalhadores e empresários na Eurorregião. Criar condições para um mercado transparente e desenvolver um sistema de cooperação para que trabalhadores e empresas beneficiem das mesmas oportunidades, independentemente de barreiras linguísticas, diferenças culturais, desafios burocráticos e diversidade das leis laborais, é o objetivo. 

Além da AEP, do EURES-T NPG fazem também parte CCDR-N - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, o IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional, o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Norte de Portugal Galiza, o Servicio Publico de Empleo Estatal, a Conselleria de Emprego e Igualdade - Xunta de Galicia, a CEG - Confederacion de Empresarios de Galicia, a CEVAL - Confederação Empresarial do Alto Minho, a ACISAT - Associação Empresarial do Alto Tâmega, a Associação Empresarial de Viana do Castelo, a Universidade de Vigo, a  Universidade do Minho, a Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima, a Federación Galega de Municipios e Provincias e o Conselho Sindical Interregional Galicia-Norte de Portugal.