Notícias

No terreno, a capacitar para a contratação pública
Arrancou em Braga o Roadshow do projeto BID4TENDERS

O projeto BID4TENDERS já está no terreno. A 7 de março, Braga acolheu a primeira sessão do Roadshow do projeto, uma iniciativa da AEP - Associação Empresarial de Portugal, da CEG - Confederación de Empresarios de Galicia, da CEVAL - Conferedação Empresarial do Alto Minho, do IAPMEI e do IGAPE - Instituto Galego de Promoción Económica, que visa apoiar e capacitar as empresas, especialmente as PME, para o Public Procurement, como meio de incrementar a inovação, fortalecer a cooperação transfronteiriça e estabelecer novos negócios, respondendo às atuais barreiras através de um apoio de proximidade e uma plataforma digital como base de uma agenda inovadora de capacitação multissetorial de PME e gestores.  

O Roadshow procura promover as atividades do projeto BID4TENDERS e apoiar as empresas numa mudança de mentalidade e atitude em relação ao Public Procurement, nomeadamente para a necessidade de robustecer a capacidade de resposta a concursos e a cooperação transfronteiriça. Vai passar em cada uma das NUT III do Norte de Portugal e Galiza (nomeadamente Alto Minho, Alto Tâmega, Área Metropolitana do Porto, Ave, Cávado, Douro, Tâmega e Sousa, Terras de Trás-os-Montes, A Coruña, Lugo, Ourense e Pontevedra) de março a julho de 2024.

Nesta primeira sessão, realizada em cooperação com a CIM Cávado, deu-se a conhecer um pouco mais sobre o projeto, o estado da arte do Public Procurement, e, na prática, a forma como as empresas podem aceder aos concursos públicos e o que precisam de ter em consideração para fazerem bons negócios, com o testemunho de Alexandre Almeida, da empresa LOBA, que tem aproveitado as vantagens proporcionadas pelos contratos públicos na evolução dos seus negócios.

Rafael Amorim, Primeiro Secretário Executivo da CIM Cávado, destacou o importante papel das Comunidades Intermunicipais, também enquanto entidades adjudicantes, para a promoção do desenvolvimento económico, social e ambiental por via dos investimentos públicos em que as empresas também beneficiam, ressalvando a necessidade de as empresas garantirem a entrega de um bom serviço, bem ou obra. 

Por seu turno, a Diretora do Departamento de Inovação da AEP, Céu Filipe, realçou a oportunidade única que o BID4TENDERS apresenta para as PME realmente fazerem novos negócios, cooperarem e inovarem no Public Procurement, dando também nota do trabalho que já tem vindo a ser feito.

Intervieram ainda Pedro Santos, da AEP, Jorge Duque, do IAPMEI / Enterprise Europe Network, para além de Alexandre Almeida, da empresa LOBA, com o seu testemunho.

O BID4TENDERS é um projeto cofinanciado pela União Europeia através do Programa Interreg VI-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027.