Notícias

No Dubai com fileira casa e produtos para hotelaria
AEP com cinco empresas nas feiras Index e Hotel Show

A AEP – Associação Empresarial de Portugal está novamente no maior centro de negócios da região do Médio Oriente – Dubai – a promover produtos e empresas nacionais.

Desta vez, entre 23 e 25 de maio, participa com cinco empresas nas feiras Index e Hotel Show, as mais importantes do Médio Oriente para as fileiras hotelaria e casa, mobiliário, têxteis-lar, pavimentos, iluminação, artigos e acessórios de decoração, cerâmica, vidro, cutelaria, arquitetura e design de interiores.

“O Dubai tem uma localização estratégica na região do Golfo, com fácil acesso aos mercados do Médio Oriente, Ásia e África, é o maior centro de negócios da região e um dos mercados mais atrativos do mundo. São contactos à escala internacional e uma excelente oportunidade para as empresas nacionais abordarem vários mercados do Médio Oriente”, recorda Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP.

A comitiva nacional na Index/Hotel Show 2023 é composta pelas seguintes empresas:
Os certames contam com 500 expositores de 50 países e a organização estima receber mais de 25 mil visitantes profissionais oriundos de mais de 80 países. 

A primeira participação da AEP nas feiras Index e Hotel Show foi em 2004 e esta é a 17.ª vez que leva empresas portuguesas a um mercado que reexporta cerca de 50% das suas importações para várias regiões, nomeadamente para países como a Arábia Saudita, Irão, Qatar, Bahrein, Kuwait, todos eles com importantes projetos em curso.

Os países do Conselho de Cooperação do Golfo, que reúne seis estados, estão a realizar avultados projetos e apresentam taxas de crescimento a rondar os 23% ano. Para toda a região estão projetados mais de mil investimentos para o setor do turismo, 750 hotéis, 140 resorts, num total de mais de 170 mil quartos. Os Emirados Árabes Unidos mantêm a liderança em gastos nos países do CCG, com 42%, seguidos pela Arábia Saudita com 29%.

A participação nas feiras Index e Hotel Show é uma iniciativa do BOW - Portugal Business On the Way, o projeto da AEP de apoio à internacionalização das empresas portuguesas, desenvolvido no âmbito do PORTUGAL 2030 e COMPETE 2030 Sistema de Incentivos à Internacionalização das PME - Projetos Conjuntos, Programa Internacionalizar 2030 e do mecanismo extraordinário de antecipação do Portugal 2030.

Veja o comunicado de imprensa