Notícias
Negócios à mesa no Médio Oriente
AEP com 26 empresas na Gulfood, no Dubai
26 empresas nacionais do setor da alimentação e bebidas participam, com a AEP, na edição 2025 da Gulfood, a maior feira do mundo e o evento de referência para toda a região do Médio Oriente, sudoeste asiático e continente africano para o setor, a decorrer no Dubai, entre 17 e 21 de fevereiro.
No âmbito do projeto de internacionalização BOW – Portugal Business On the Way, a “megacomitiva” que a AEP leva este ano à Gulfood “mostra a importância desta feira e deste mercado para as empresas portuguesas”, como sublinha Luís Miguel Ribeiro, presidente do conselho de administração da AEP. “De resto, há 16 edições consecutivas que AEP organiza a participação nacional na Gulfood. Desde 2011, já apoiou mais de quatro centenas de empresas. É que, para além da importância da Gulfood, não podemos esquecer que o Dubai tem um papel importante como plataforma logística para outros mercados, reexportando cerca de 70% dos produtos importados para os restantes países do Golfo. Para além da localização estratégica e competitiva, ainda tem fácil acesso aos mercados do Médio Oriente, Ásia e África e é o maior centro de negócios da região e um dos mercados mais atrativos do globo”, lembra Luís Miguel Ribeiro.
No âmbito desta participação nacional na Gulfood - que estima receber mais de 5500 expositores, oriundos de 130 países - a edição deste ano conta, uma vez mais, com a visita institucional da Embaixada de Portugal nos E.A.U. e da representação da AICEP, às empresas que compõem a comitiva nacional presente no certame:
Refira-se que, na região do Golfo Arábico, em média, 55% das importações de produtos alimentares destinam-se ao retalho, sendo que o Canal Horeca absorve cerca de 25%. É também nesta região que se verifica a maior taxa de crescimento de consumo alimentar per capita do mundo, oferecendo oportunidades extraordinárias às empresas do setor.
O valor do setor alimentar nos Emirados Árabes Unidos ultrapassa os 7 mil milhões de dólares anuais e nos mercados do GCC ultrapassa os 60 mil milhões de dólares, aparecendo a Arábia Saudita como um dos principais importadores. Os países do GCC importam atualmente 90% das suas necessidades alimentares e estima-se que o Foodservice atinja valores elevados nos próximos anos.
Os países do GCC e do Norte de África representam um mercado superior a 570 milhões de consumidores, com elevadas taxas de importação de produtos agroalimentares, como é o caso da Turquia, da Arábia Saudita, dos EAU e do Egipto (entre 13% e 15% ano). A região MENA é a maior importadora líquida de produtos alimentares a nível mundial, e por isso apresenta inúmeras oportunidades para as empresas nacionais.
A participação portuguesa na Gulfood 2025 é uma ação do BOW - Portugal Business On the Way, o projeto da AEP de apoio à internacionalização das empresas portuguesas, submetida em candidatura no âmbito do AVISO MPR-2023-5 SICE - Internacionalização das PME – Operações em conjunto, PITD COMPETE2030, Projeto conjunto (SI) - Internacionalização das empresas, em fase de aprovação, com financiamento a 50% dos custos elegíveis.
Veja o comunicado de imprensa
No âmbito do projeto de internacionalização BOW – Portugal Business On the Way, a “megacomitiva” que a AEP leva este ano à Gulfood “mostra a importância desta feira e deste mercado para as empresas portuguesas”, como sublinha Luís Miguel Ribeiro, presidente do conselho de administração da AEP. “De resto, há 16 edições consecutivas que AEP organiza a participação nacional na Gulfood. Desde 2011, já apoiou mais de quatro centenas de empresas. É que, para além da importância da Gulfood, não podemos esquecer que o Dubai tem um papel importante como plataforma logística para outros mercados, reexportando cerca de 70% dos produtos importados para os restantes países do Golfo. Para além da localização estratégica e competitiva, ainda tem fácil acesso aos mercados do Médio Oriente, Ásia e África e é o maior centro de negócios da região e um dos mercados mais atrativos do globo”, lembra Luís Miguel Ribeiro.
No âmbito desta participação nacional na Gulfood - que estima receber mais de 5500 expositores, oriundos de 130 países - a edição deste ano conta, uma vez mais, com a visita institucional da Embaixada de Portugal nos E.A.U. e da representação da AICEP, às empresas que compõem a comitiva nacional presente no certame:
- AMG FOODS (Comércio por grosso de outros produtos alimentares)
- ANO 2000 (Produtos alimentares)
- AZCOA – AZEITES DO COA (Azeite, óleos e gorduras alimentares)
- BY FOODS (Chocolate e produtos de confeitaria)
- CEREALIS PRODUTOS ALIMENTARES (Fabricação de massas alimentícias, cuscuz e similares)
- CHOCONASA COMÉRCIO DE REPRESENTAÇÕES (Produtos alimentares)
- CISTER INDÚSTRIA DE PRODUTOS ALIMENTARES (Fabricação de sumos de frutos e de produtos hortícolas)
- DACSA ATLANTIC (Descasque, branqueamento e outros tratamentos do arroz)
- DELTA INTERNATIONAL MARKETS (Cafés)
- GLOBALTRIBE (Produtos alimentares e bebidas)
- JMV-JOSÉ MARIA VIEIRA (Indústria do café e do chá)
- MAÇARICO (Azeitonas, azeite e molhos)
- MENDES GONÇALVES (Fabricação de condimentos e temperos)
- NASCENTE DIVINA - ÁGUAS DO ALARDO (Águas minerais naturais e de nascente)
- NOVARROZ - PRODUTOS ALIMENTARES (Produção de arroz)
- OUTEIRINHO TURISMO E INDÚSTRIA (Águas minerais naturais e de nascente)
- QUINTA DE JUGAIS (Compotas e afins)
- RECHEIO CASH & CARRY (Comércio por grosso de produtos alimentares)
- RIALTO INDÚSTRIA ALIMENTAR (Fabricação de bolachas, biscoitos, tostas e pastelaria de conservação)
- SANTIAGO & SANTIAGO (Queijos)
- SOVENA PORTUGAL (Azeite)
- SQ PORTUGAL (Produtos alimentares)
- SUMOL+COMPAL (Sumos e néctares)
- VALENTE MARQUES (Indústria de arroz)
- VHUMANA (Leite, derivados e ovos)
- VIEIRA DE CASTRO (Fabricação de bolachas, biscoitos, tostas e pastelaria de conservação)
Refira-se que, na região do Golfo Arábico, em média, 55% das importações de produtos alimentares destinam-se ao retalho, sendo que o Canal Horeca absorve cerca de 25%. É também nesta região que se verifica a maior taxa de crescimento de consumo alimentar per capita do mundo, oferecendo oportunidades extraordinárias às empresas do setor.
O valor do setor alimentar nos Emirados Árabes Unidos ultrapassa os 7 mil milhões de dólares anuais e nos mercados do GCC ultrapassa os 60 mil milhões de dólares, aparecendo a Arábia Saudita como um dos principais importadores. Os países do GCC importam atualmente 90% das suas necessidades alimentares e estima-se que o Foodservice atinja valores elevados nos próximos anos.
Os países do GCC e do Norte de África representam um mercado superior a 570 milhões de consumidores, com elevadas taxas de importação de produtos agroalimentares, como é o caso da Turquia, da Arábia Saudita, dos EAU e do Egipto (entre 13% e 15% ano). A região MENA é a maior importadora líquida de produtos alimentares a nível mundial, e por isso apresenta inúmeras oportunidades para as empresas nacionais.
A participação portuguesa na Gulfood 2025 é uma ação do BOW - Portugal Business On the Way, o projeto da AEP de apoio à internacionalização das empresas portuguesas, submetida em candidatura no âmbito do AVISO MPR-2023-5 SICE - Internacionalização das PME – Operações em conjunto, PITD COMPETE2030, Projeto conjunto (SI) - Internacionalização das empresas, em fase de aprovação, com financiamento a 50% dos custos elegíveis.
Veja o comunicado de imprensa
2025.02.21