Notícias

Na Ásia para diversificar mercados
AEP em missão empresarial ao Japão e à Coreia do Sul

Entre 25 de fevereiro e 6 de março, a AEP - Associação Empresarial de Portugal tem em curso uma missão empresarial multissetorial ao Japão (Tóquio) e à Coreia do Sul (Seul) no âmbito do seu projeto de apoio à internacionalização, Portugal Business On the Way (BOW)

Nesta iniciativa, que se se insere na aposta da AEP em diversificar mercados, participam cinco empresas portuguesas:
O grande objetivo destas empresas é adquirir um melhor conhecimento do ambiente de negócios dos mercados do Japão e da Coreia do Sul, estabelecer contacto com a realidade empresarial e os diversos operadores nos dois mercados e ter reuniões individuais de negócios (que tiveram em consideração o perfil das empresas participantes) com importadores, distribuidores e agentes de negócios. 

O programa da missão empresarial incluiu, na capital sul-coreana, Seul, uma reunião da comitiva portuguesa com a embaixadora Susana Vaz Patto e com as delegadas da AICEP Joana Barros e Rute Vinagre. Já na capital japonesa, Tóquio, realizou-se um encontro com o delegado local da AICEP, Miguel Garcia, uma vez que o novo embaixador ainda não assumiu funções.

Este ano, a AEP vai reforçar a aposta em missões empresariais para mercados emergentes e não tradicionais, como Japão, Coreia do Sul, Uzbequistão, Cazaquistão, Estónia e Letónia e fará a primeira incursão à Mongólia.

“Perante este clima de incerteza no comércio internacional, marcado não só pelo aumento das tarifas alfandegárias, mas também pela fragilidade económica dos dois principais mercados da União Europeia (França e Alemanha), as empresas portuguesas devem procurar diversificar mercados, de forma a mitigar riscos, particularmente para mercados mais dinâmicos, defende Luís Miguel Ribeiro, presidente do conselho de administração da AEP. “A AEP tem desempenhado um papel ativo no apoio à diversificação de mercados, sobretudo através do seu projeto Business On the Way, no qual tem vindo a desenvolver um vasto conjunto de iniciativas de apoio à internacionalização de empresas, onde se destacam inúmeras ações de promoção externa em mercados não tradicionais”, lembra.

Já há uns anos largos que a AEP desenvolve diversos tipos de ações no Japão e na Coreia do Sul. A primeira missão empresarial da AEP ao Japão foi em 2013 e à Coreia do Sul em 1997. Desde então, a AEP tem dado a conhecer os dois mercados, através da participação em feiras e do projeto Next Challenge Asia, que decorreu entre 2020 e 2023.

O Japão é a terceira maior economia a nível mundial, com uma população de cerca de 124 milhões de habitantes e o PIB per capita de cerca de 34.164 dólares. Os consumidores têm um elevado poder de compra, mas o mercado é exigente, o que permite ganhos de produtividade e melhoria de qualidade. É ainda um mercado com potencial para áreas como produtos alimentares e bebidas, energias renováveis, tecnologia e inovação, materiais de construção, saúde, entre outras.

A Coreia do Sul tem uma população de cerca de 51,8 milhões de habitantes, com um PIB per capita de cerca de 33.300 dólares. É uma população maioritariamente urbana e com nível de vida similar ao dos países da Europa Ocidental. Uma economia aberta ao exterior e um mercado fortemente importador, encerra potencial para áreas como produtos agroalimentares, living and lifetsyle (mobiliário casa, azulejos, cerâmica utilitárias; cutelaria, têxteis-lar e vidro/cristais) moda, produtos eletrónicos, saúde, energia entre outros.

A missão empresarial ao Japão e à Coreia do Sul é uma ação do BOW - Portugal Business On the Way, o projeto da AEP de apoio à internacionalização das empresas portuguesas, submetida em candidatura no âmbito do AVISO MPR-2023-5 SICE - Internacionalização das PME – Operações em conjunto, PITD COMPETE2030, Projeto conjunto (SI) - Internacionalização das empresas, em fase de aprovação, com financiamento a 50% dos custos elegíveis.

Em 2024, o projeto BOW promoveu a participação de 180 empresas em 27 ações, entre feiras internacionais e missões empresariais, em 20 mercados distintos, desde os Emirados Árabes Unidos ao Brasil, Singapura, Alemanha, Canadá e EUA, ou em missões empresariais em mercados não tradicionais e mais desconhecidos, como Geórgia, Arménia, Azerbaijão, Letónia e Estónia ou Austrália e Nova Zelândia.

Desde 1990, ano em que deu início, de uma forma sistemática, à realização de ações de internacionalização, a AEP já organizou, individualmente ou através de parcerias com outras entidades, largas centenas de ações em mercados externos.

Veja o comunicado de imprensa
2025.03.05