Notícias

Na Alemanha, a promover o setor médico-hospitalar
11 empresas com a AEP na Medica Dusseldorf

A AEP – Associação Empresarial de Portugal está na Alemanha com 11 empresas de equipamentos médicos e hospitalares a participar na feira Medica, que acontece em Dusseldorf, entre os dias 14 e 17 de novembro.

Esta é a terceira participação consecutiva organizada pela AEP neste certame que “acontece há mais de 40 anos e é o maior à escala mundial para a fileira médico-hospitalar”, como recorda o presidente da AEP, Luís Miguel Ribeiro, acrescentando que “é uma oportunidade única para as empresas apresentarem as últimas tendências em tecnologia e em produtos médicos e uma excelente ocasião para abordar vários mercados e as potencialidades de negócio que apresentam.

Este ano, são estas as empresas que participam com a AEP:
A Alemanha é um dos principais parceiros de Portugal, mas obriga a uma abordagem estratégica, estruturada e persistente. É um mercado que continua a apresentar oportunidades de negócio em diferentes áreas, tanto nas mais tradicionais (têxtil, calçado, agroalimentar e vinhos) como em setores industriais de ponta (bens de equipamento, componentes para automóveis, TIC, saúde, ambiente, entre outros).

Segundo o INE, a Alemanha foi o 3º cliente das exportações portuguesas de bens em 2021, com uma quota de 11,0% no total, ocupando a 2ª posição ao nível das importações (12,4%). Ao longo do período 2017-2021 verificou-se um crescimento médio anual das exportações de 3,2% e de 2,5% nas importações. A balança comercial de bens foi desfavorável ao nosso país, tendo apresentado um défice de 3 285 milhões de euros em 2021.

A participação na Medica faz parte do projeto BOW - Portugal Business On the Way, promovido pela AEP para apoiar a internacionalização das empresas portuguesas, no âmbito do Portugal 2020 e do Compete 2020, Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, Eixo II – Projetos Conjuntos – Internacionalização.

Veja o comunicado de imprensa