Notícias

Indústrias criativas em foco na revista BOW
Edição 24 é dedicada ao tema "As indústrias criativas, clusters de inovação e internacionalização”

“As indústrias criativas, clusters de inovação e internacionalização” é a temática do número 24 da revista BOW, a publicação da AEP dedicada à internacionalização. 

Como destaca o secretário de Estado da Economia, João Neves, no seu artigo, “a indústria criativa, embora sendo relativamente recente, representa hoje cerca de 4% do PIB nacional, conjugando entidades e indivíduos com perfis particularmente diversos”.  

Numa edição que reúne a visão de importantes e diversos protagonistas do setor, entrevistamos Guta Moura Guedes, uma das mais importantes referências nas indústrias criativas em Portugal. O administrador da AEP, Paulo Vaz, dedica um artigo às indústrias criativas e ao design enquanto “drives” do desenvolvimento económico e a diretora do Departamento de Inovação da AEP e presidente do Cultural & Creative Industries Sector Group, Céu Filipe, explica o novo ecossistema europeu do setor. 

Manuel Ramalho Eanes, presidente do Tice.pt, analisa as indústrias criativas enquanto catalisadoras da transformação e Augusto Mateus defende que “a construção de sinergias entre o mundo empresarial e o mundo da cultura e da criatividade é decisiva para a afirmação de um novo paradigma competitivo na economia portuguesa”. 

Há ainda os pontos de vista de Ricardo Valente, vereador na Câmara Municipal do Porto, e da coordenadora executiva de Braga, Cidade Criativa da Unesco em Media Arts, Joana Miranda, bem como de Lutz Pietzold, presidente do German Design Council, e de Francisco Cipriano, da Fundação Calouste Gulbenkian. 

A ver também a análise sobre economia criativa e internacionalização efetuada por Maria do Céu Lopes, diretora operacional e responsável SICG da Astrolábio, SA, e os testemunhos das empresas nossas associadas Hivolve, Elou Cork, Flipkick e Vicoustic.

Os “três grandes da Europa” - Alemanha, Itália e Reino Unido – são os mercados alvo em análise, com dados fornecidos pela Accenture, sendo ainda destacados atividades e lançamentos da AEP no apoio à internacionalização das empresas portuguesas. 

Veja aqui a BOW 24

Boa leitura!