Notícias

Indústria automóvel e de componentes em foco
BOW 29 dedicada a um setor fundamental na economia portuguesa

“Indústria Automóvel e de Componentes – Desafios nos Mercados Internacionais” é o tema de mais uma edição da revista BOW. 

No seu número 29, a revista da AEP dedicada à internacionalização abrange uma indústria que em 2022 foi responsável por um volume de negócios da 13 mil milhões de euros, equivalentes a 5,4% do PIB nacional. Com cerca de 350 empresas, representa 0,9% das empresas da indústria transformadora, sendo responsável por 9,1% do emprego com 63 mil postos de trabalho diretos. O setor tem vindo a registar um assinalável desempenho ao nível das exportações, que têm vindo a aumentar em quase todos os mercados à exceção dos EUA, fixando-se em mais de 7.340 milhões de euros no acumulado de janeiro a julho de 2023 , um aumento de 19,6% face a igual período de 2022.

“98% dos modelos automóveis produzidos na Europa têm pelo menos um componente Made in Portugal”, como sublinha o presidente da AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel, José Couto, em entrevista nesta edição. 

O presidente do IAPMEI, Luís Pratas Guerreiro, escreve sobre a construção do futuro na indústria automóvel nacional, com destaque para o contributo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e Jorge Rosa, presidente do MOBINOV – Cluster Automóvel de Portugal, aborda a indústria automóvel 4.0, nomeadamente ao nível da tecnologia e transição energética. Os desafios que se colocam no mercado nacional e internacional estão em foco nos artigos do secretário-geral da ACAP - Associação Automóvel de Portugal, Helder Barata Pedro, e de Rui Paulo Rodrigues, vice-presidente Grupo Simoldes, enquanto o administrador da AEP Paulo Vaz se foca na indústria de componentes em Portugal enquanto impulsionadora do cluster automóvel pela internacionalização.

Noruega, Dinamarca e Finlândia são os mercados-alvo desta edição que, no radar internacionalização, destaca as empresas Incompol, Maxiplás, TrimNW, AHenriques, Fundínio e Continental.

De referir também o balanço das ações de internacionalização desenvolvidas pela AEP, feito pelo diretor do departamento Internacional, Jorge Marcolino, e o plano das ações do projeto BOW - Portugal Business On tha Way previstas para o ano em curso.

Leia aqui a revista BOW 29