Notícias

Filigrana Portuguesa vence os 2019 Digital Awards by AEP
LUC, Portugal Nosso e Friendly Fire são as outras marcas premiadas

Filigrana Portuguesa foi a grande vencedora dos 2019 Digital Awards by AEP, revelados no passado dia 28 de novembro num jantar de entrega de prémios realizado Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões. A empresa, “criada em 2015 com o objetivo de reunir no mesmo espaço online peças dos melhores artesãos de filigrana em Portugal”, recebeu o prémio Best Portugal Digital Export que distinguiu o projeto com maior pontuação do júri e do público em geral.


Além do prémio Best Portugal Digital Export, o concurso promovido pela AEP distinguiu empresas portuguesas que exportam via digital, em três áreas distintas: Best E-commerce Digital ExperienceBest Digital Marketing Conversion Campaigns e Best Digital Transformation Practices


O vencedor da categoria do Best E-commerce Digital Experience foi a LUC, uma loja online de vestuário, calçado e acessórios de moda para adulto e criança, que comercializa artigos de diversas marcas, nacionais e internacionais. Já na categoria Best Digital Marketing Conversion Campaigns a empresa distinguida foi a Portugal Nosso, um e-commerce que se apresenta como sendo a “Amazon da Saudade”, por comercializar produtos genuinamente portugueses, de todas as regiões do país. Na categoria Best Digital Transformation Practices o júri reconheceu a Friendly Fire, marca que se dedica à criação de coleções de calçado “inspiradas na personalidade alegre e irreverente das suas criadoras”.


Os 4 vencedores recebem 1.500€ em consultoria e-commerce da empresa VTEX; isenção de licenciamento do plano Business VTEX, no valor de 40.000€/ano, durante 3 anos; 500€ em viagens na TAP e 25h de Formação do CESAE. O premiado com o Best Portugal Digital Export, além dos prémios anteriormente referidos, recebe ainda €5.000 e mais 25 horas de formação do CESAE. 

A Sua Farmácia OnlineMaria do Mar ShopNanaiOIA Design e Oniris Store foram as outras finalistas do concurso e, apesar de não terem vencido um dos prémios, irão também protagonizar, juntamente com as vencedoras, uma campanha de comunicação internacional de promoção do e-commerce português em 5 mercados - EUA, Reino Unido, Macau, Alemanha e Espanha.

Na cerimónia de entrega de prémios estiveram presentes especialistas nacionais e internacionais na área do e-commerce que, na abertura do evento, debateram o tema “A expansão do e-commerce e a importância da internacionalização das empresas através do digital”. A conversa, moderada pela ex-secretária de Estado da Indústria Ana Teresa Lehmann, contou com António Maia, representante da Claranet, Gilberto Lima, do Instituto Iluminante de Inovação Tecnológica e Impacto Social do Brasil, Phil Darby, da Full Effect Company e autor do livro “The Digital Transformation People” e Francisco de La Calle, em representação da VTEX, empresa parceira do concurso.

Com o objetivo de apoiar a internacionalização das PME portuguesas através dos canais digitais, o 2019 Digital Awards by AEP foi organizado pela AEP no âmbito do projeto Portugal Digital Export, cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e União Europeia.