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Fileira alimentar e de bebidas de novo no Dubai
AEP com comitiva de 25 empresas na Gulfood
A AEP – Associação Empresarial de Portugal organiza a participação de 25 empresas nacionais do setor da alimentação e bebidas na feira Gulfood, que decorre no Dubai entre 19 e 23 de fevereiro.
Trata-se do maior certame mundial para esta fileira e a feira de referência para toda a região do Médio Oriente, sudoeste asiático e continente africano. Como explica o presidente do Conselho de Administração da AEP, Luís Miguel Ribeiro, “há 15 edições consecutivas que AEP organiza, através do projeto BOW - Business On the Way, a participação nacional na Gulfood, tendo já apoiado mais de quatro centenas de empresas. Para além da importância da Gulfood, não podemos esquecer que o Dubai tem um papel importante como plataforma logística para outros mercados, reexportando cerca de 70% dos produtos importados para os restantes países do Golfo. Para além da localização estratégica e competitiva do Dubai, ainda tem fácil acesso aos mercados do Médio Oriente, Ásia e África e é o maior centro de negócios da região e um dos mercados mais atrativos do globo”.
A comitiva nacional na Gulfood 2024 é composta pelas seguintes empresas:
Com uma elevada taxa de crescimento nas edições anteriores, o ano passado a Gulfood contou com 5.000 expositores de 125 países e com mais de 134 mil visitantes profissionais de 195 países. Nesta edição de 2024 estima receber mais de 5.500 expositores de 127 países.
Na região do Golfo Arábico, em média, 55% das importações de produtos alimentares destinam-se ao retalho, sendo que o canal Horeca absorve cerca de 25%. É também nesta região que se verifica a maior taxa de crescimento de consumo alimentar per capita do mundo, oferecendo oportunidades extraordinárias às empresas do setor.
O valor do setor alimentar nos Emirados Árabes Unidos ultrapassa os 7 mil milhões de dólares anuais e nos mercados do GCC (Gulf Cooperation Council) ultrapassa os 60 mil milhões de dólares, aparecendo a Arábia Saudita como um dos principais importadores. Os países do GCC importam atualmente 90% das suas necessidades alimentares e estima-se que o “Foodservice” atinja valores elevados nos próximos anos.
Os países do GCC e do Norte de África representam um mercado superior a 570 milhões de consumidores, com elevadas taxas de importação de produtos agroalimentares, como é o caso da Turquia, da Arábia Saudita, dos EAU e do Egipto (entre 13% e 15% ano). A região composta pelos países do Médio Oriente e do Norte da África (MENA) é a maior importadora líquida de produtos alimentares a nível mundial, e por isso apresenta inúmeras oportunidades para as empresas nacionais.
As empresas participantes em anteriores edições fazem um balanço positivo das várias participações na Gulfood, apontando como mais valias a dimensão dos mercados, as vastas oportunidades que apresentam e a qualidade dos contactos dos visitantes. As potenciais parcerias foram identificadas na sua maioria com parceiros dos EAU, havendo também contatos com países da região do Golfo Arábico, continente Africano e Asiático.
A participação na Gulfood 2024 é uma ação no âmbito do projeto BOW - Portugal Business On the Way 2023/2024 nº3321, promovido pela AEP para apoio à internacionalização das empresas portuguesas, submetida ao Aviso nº 04/SI/2022, Sistema de Incentivos à Internacionalização das PME - Projetos Conjuntos, Programa Internacionalizar 2030 e do mecanismo extraordinário de antecipação do Portugal 2030, com financiamento a 50% dos custos elegíveis.
Veja o comunicado de imprensa
Trata-se do maior certame mundial para esta fileira e a feira de referência para toda a região do Médio Oriente, sudoeste asiático e continente africano. Como explica o presidente do Conselho de Administração da AEP, Luís Miguel Ribeiro, “há 15 edições consecutivas que AEP organiza, através do projeto BOW - Business On the Way, a participação nacional na Gulfood, tendo já apoiado mais de quatro centenas de empresas. Para além da importância da Gulfood, não podemos esquecer que o Dubai tem um papel importante como plataforma logística para outros mercados, reexportando cerca de 70% dos produtos importados para os restantes países do Golfo. Para além da localização estratégica e competitiva do Dubai, ainda tem fácil acesso aos mercados do Médio Oriente, Ásia e África e é o maior centro de negócios da região e um dos mercados mais atrativos do globo”.
A comitiva nacional na Gulfood 2024 é composta pelas seguintes empresas:
- AMG FOODS (Comércio por grosso de produtos alimentares)
- ANO 2000 (Produtos alimentares) https://ano2000.com/
- AZCOA – AZEITES DO COA (Azeite, óleos e gorduras alimentares)
- BY FOODS (Comércio por grosso de chocolate e de produtos de confeitaria)
- CEREALIS PRODUTOS ALIMENTARES (Fabricação de massas alimentícias, cuscuz e similares)
- CHOCONASA COMÉRCIO DE REPRESENTAÇOES (Produtos alimentares)
- CISTER INDÚSTRIA DE PRODUTOS ALIMENTARES (Fabricação de sumos de frutos e de produtos hortícolas)
- DACSA ATLANTIC (Descasque, branqueamento e outros tratamentos do arroz)
- EMBRACEMOTION (Gelados artesanais)
- GLOBALTRIBE (Produtos alimentares e bebidas)
- JMV - JOSÉ MARIA VIEIRA (Indústria do café e do chá)
- MENDES GONÇALVES (Fabricação de condimentos e temperos)
- NASCENTE DIVINA – ÁGUAS DO ALARDO (Águas minerais naturais e de nascente)
- NOVARROZ - PRODUTOS ALIMENTARES (Produtos alimentares: produção de arroz)
- OUTEIRINHO TUR. E INDÚSTRIA (Águas minerais naturais e de nascente)
- PLANETA REGIONAL - COMÉRCIO DE PRODUTOS ALIMENTARES (Comércio por grosso de outros produtos alimentares: queijos)
- PREPARADOS & INSTANTÂNEOS APPYOGURT (Alimentos e suplementos enriquecidos com probióticos, probióticos, proteínas e vitaminas)
- QUINTA DE JUGAIS – COMÉRCIO DE PRODUTOS ALIMENTARES (Comércio de produtos alimentares – compotas e afins)
- RECHEIO CASH & CARRY (Comércio por grosso de produtos alimentares – produtos secos, frios e congelados)
- RIALTO INDÚSTRIA ALIMENTAR (Fabricação de bolachas, biscoitos, tostas e pastelaria de conservação)
- SABORES DAS QUINAS (Produtos alimentares)
- VALENTE MARQUES (Indústria de Arroz)
- VERACRUZ (Descasque e transformação de frutos de casca rija comestíveis)
- VHUMANA (Comércio de produtos lácteos)
- VIEIRA DE CASTRO - PRODUTOS ALIMENTARES (Fabricação de bolachas, biscoitos, tostas e pastelaria de conservação)
Com uma elevada taxa de crescimento nas edições anteriores, o ano passado a Gulfood contou com 5.000 expositores de 125 países e com mais de 134 mil visitantes profissionais de 195 países. Nesta edição de 2024 estima receber mais de 5.500 expositores de 127 países.
Na região do Golfo Arábico, em média, 55% das importações de produtos alimentares destinam-se ao retalho, sendo que o canal Horeca absorve cerca de 25%. É também nesta região que se verifica a maior taxa de crescimento de consumo alimentar per capita do mundo, oferecendo oportunidades extraordinárias às empresas do setor.
O valor do setor alimentar nos Emirados Árabes Unidos ultrapassa os 7 mil milhões de dólares anuais e nos mercados do GCC (Gulf Cooperation Council) ultrapassa os 60 mil milhões de dólares, aparecendo a Arábia Saudita como um dos principais importadores. Os países do GCC importam atualmente 90% das suas necessidades alimentares e estima-se que o “Foodservice” atinja valores elevados nos próximos anos.
Os países do GCC e do Norte de África representam um mercado superior a 570 milhões de consumidores, com elevadas taxas de importação de produtos agroalimentares, como é o caso da Turquia, da Arábia Saudita, dos EAU e do Egipto (entre 13% e 15% ano). A região composta pelos países do Médio Oriente e do Norte da África (MENA) é a maior importadora líquida de produtos alimentares a nível mundial, e por isso apresenta inúmeras oportunidades para as empresas nacionais.
As empresas participantes em anteriores edições fazem um balanço positivo das várias participações na Gulfood, apontando como mais valias a dimensão dos mercados, as vastas oportunidades que apresentam e a qualidade dos contactos dos visitantes. As potenciais parcerias foram identificadas na sua maioria com parceiros dos EAU, havendo também contatos com países da região do Golfo Arábico, continente Africano e Asiático.
A participação na Gulfood 2024 é uma ação no âmbito do projeto BOW - Portugal Business On the Way 2023/2024 nº3321, promovido pela AEP para apoio à internacionalização das empresas portuguesas, submetida ao Aviso nº 04/SI/2022, Sistema de Incentivos à Internacionalização das PME - Projetos Conjuntos, Programa Internacionalizar 2030 e do mecanismo extraordinário de antecipação do Portugal 2030, com financiamento a 50% dos custos elegíveis.
Veja o comunicado de imprensa