Notícias
Exportações. Os caminhos para atingir 60% do PIB
Lançada a 3.ª edição do Portugal Export+60'30
2025.12.02
Está lançada a terceira edição da iniciativa Portugal Export +60’30, um projeto da AEP e do novobanco com o Alto Patrocínio da Presidência da República que conta com a parceria da APDL, da Coface e do jornal Expresso.
Os parceiros do projeto elegeram como desígnio nacional o aumento das exportações, em quantidade e qualidade, para, pelo menos, 60% do PIB até 2030, promovendo um tecido empresarial mais competitivo, inovador e orientado para os mercados internacionais. Hoje de manhã, na sede do Grupo Impresa, em Paço D’Arcos, realizou-se uma conferência com foco nos pilares desta terceira edição do projeto, tendo Luís Miguel Ribeiro, presidente do CA da AEP, apontado caminhos – no painel de abertura, com Luís Ribeiro, administrador do novobanco – para que as empresas "consigam ser competitivas à escala global" e as exportações ganhem peso no PIB, apostando na Globalização 4.0, na Reindustrialização e na Inteligência Artificial.
Luís Miguel Ribeiro, na sua intervenção, sublinhou os constrangimentos de natureza conjuntural (geopolíticos e protecionismo comercial) que se somam aos desafios estruturais da economia portuguesa.
A conferência contou também com intervenções dos ex-ministros da Economia Pedro Reis e Manuel Caldeira Cabral e do advogado e ex-ministro da Defesa António Vitorino, que partilharam as suas visões e perspetivas sobre o desenvolvimento da economia portuguesa assente nas exportações, sem deixar de olhar para a geopolítica.
Veja aqui
In Portugal Empresarial n.º 1172
2025.12.02
2025.12.02