Notícias
Empresas. Nova vaga de tarifas causa apreensão
Agravamento tarifário com impactos indiretos relevantes
2026.01.21
O tecido empresarial está preocupado com as ameaças de Donald Trump de aumentar as tarifas alfandegárias a alguns países europeus como retaliação por não concordarem com a questão do controlo da Gronelândia.
Portugal não está na mira direta do presidente dos EUA, mas os danos colaterais são inevitáveis quando alguns dos mais importantes parceiros comerciais do nosso país são afetados. "Este agravamento tarifário poderá ter impactos indiretos relevantes, nomeadamente ao nível das cadeias de valor, das exportações e da confiança dos empresários", alerta o presidente do CA da AEP, no jornal Eco.
Todas as associações empresariais estão apreensivas, sendo necessário reagir com rapidez, intensificando a diversificação de mercados (o Mercosul é um exemplo), bem como, a nível nacional, avançando na eliminação de burocracia e na melhoria do sistema fiscal para tornar a economia mais competitiva. "A competitividade das empresas será um fator determinante para enfrentar os riscos", salienta, em declarações ao Negócios, Luís Miguel Ribeiro.
In Portugal Empresarial n.º 1198
2026.01.21