Notícias

Em Singapura, a promover a fileira alimentar e de bebidas
AEP participa com seis empresas na Food & Hotel Asia 2022

A AEP – Associação Empresarial de Portugal e seis empresas nacionais estão em Singapura a participar na 22ª edição da Food & Hotel Asia (FHA), a decorrer entre os dias 5 e 8 de setembro.

Certame de referência para a região, e um dos mais importantes a nível mundial para a fileira da alimentação e de bebidas, a FHA engloba a Food & Beverage e a Prowine.

Este ano, na Food & Beverage estão a Ano 2000 (produtos alimentares), a Binomio (chocolate e produtos de confeitaria) e a Vieira de Castro (bolachas, biscoitos, tostas e pastelaria de conservação). Na Prowine estão as empresas de vinhos e licorosos Herdade do Freixo, Mateus & Sequeira Vinhos e Vallegre Vinhos do Porto.

Para Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP, “a FHA é uma oportunidade para capitalizar a crescente procura dos consumidores do sudoeste asiático, nomeadamente de Singapura, Vietname, Tailândia, Malásia, Filipinas e Indonésia. Com 48 mil visitantes, oriundos de 100 países e regiões, dos quais 50% são decisores do setor do retalho, importadores e distribuidores, esta participação irá gerar oportunidades de negócio para as seis empresas nacionais que integram a comitiva da AEP”.

“Recentemente, os Estados-Membros da UE aprovaram um acordo comercial com Singapura - o primeiro deste género com um país do sudeste asiático, que entrará em vigor a 21 de novembro e será um alicerce para um relacionamento mais próximo entre a Europa e uma das regiões mais dinâmicas do mundo”, lembra o presidente da AEP.

Singapura é o maior parceiro comercial da UE na região do sudeste asiático e alberga mais de 10 mil empresas da UE. Uma das economias mais abertas do mundo, dependendo em grande medida do comércio internacional, Singapura é um dos pontos mais importantes de distribuição a nível mundial, fruto da sua localização estratégica e das infraestruturas portuárias que dispõe. Evidencia um significativo crescimento da indústria do turismo, um dos alicerces do seu desenvolvimento, o que significa oportunidades na área da indústria alimentar e de bebidas. 

Foi em 2007 que a AEP começou a desenvolver, de uma forma regular, ações com empresas portuguesas em Singapura, mas é já desde 1993 que trabalha a Ásia. 

A participação na Food & Beverage 2022 faz parte do projeto BOW - Portugal Business On the Way, promovido pela AEP para apoiar a internacionalização das empresas portuguesas, no âmbito do Portugal 2020 e do Compete 2020, Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, Eixo II – Projetos Conjuntos – Internacionalização.

Veja o comunicado de imprensa