Notícias

Em missão à Costa do Marfim e aos Camarões
AEP promove encontros de negócios com parceiros locais

Entre os dias 19 e 25 de março, a AEP - Associação Empresarial de Portugal e dez empresas nacionais realizam uma missão empresarial à Costa do Marfim e aos Camarões, mercados onde o atual clima de estabilidade tem proporcionado o lançamento de inúmeros projetos de investimento.

“Esta é a sexta missão empresarial à Costa do Marfim que a AEP organiza (a primeira foi em 2016) e a segunda aos Camarões (a primeira foi em 2019) e continua a fazer todo o sentido levar empresas a estes mercados”, refere o presidente da AEP, Luís Miguel Ribeiro, explicando que “a Costa do Marfim e os Camarões são países que apresentam oportunidades em setores diversos para as empresas portuguesas. Ambos têm em curso investimentos importantes na área da construção, infraestruturas, gestão de resíduos e setor energético e a paridade do franco CFA e do euro proporciona a estabilidade necessária para as trocas comerciais”.

A missão tem passagem marcada por Abidjan e Douala, as capitais económicas da Costa do Marfim e dos Camarões, e tem previstas reuniões com parceiros locais, previamente agendadas tendo em conta o perfil e os objetivos definidos por cada uma das dez empresas participantes:
Nos últimos anos, a economia da Costa do Marfim registou um forte crescimento. Pertence à CEDEAO, organização regional de integração económica dos países da África Ocidental, que agrega 230 milhões de consumidores. É membro da UEMOA – União Económica e Monetária da África Ocidental, iniciativa sub-regional de integração, que eliminou os direitos aduaneiros aplicados às trocas comerciais. 

A economia dos Camarões sofreu um avanço significativo com o aumento das receitas provenientes da exploração petrolífera. A agricultura e a exploração florestal passaram a representar uma menor proporção no total da produção nacional, mas a maior parte da população ainda se dedica à agricultura. O porto de Doula, o maior da África Central e o principal do Golfo da Guiné, posiciona-se como uma porta de entrada das economias dos países fronteiriços.

A missão empresarial à Costa do Marfim e aos Camarões é uma iniciativa do BOW - Portugal Business On the Way, o projeto da AEP de apoio à internacionalização das empresas portuguesas, desenvolvido no âmbito do PORTUGAL 2030 e COMPETE 2030 Sistema de Incentivos à Internacionalização das PME - Projetos Conjuntos, Programa Internacionalizar 2030 e do mecanismo extraordinário de antecipação do Portugal 2030.