Notícias

Em Madrid a promover componentes automóveis
Iniciativa em parceria com a AFIA junta seis empresas nacionais

A AEP – Associação Empresarial de Portugal, em parceria com a AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel, participa com um grupo de empresas da indústria de componentes automóveis na 3.ª edição da AMM – Automotive & Manufacturing Meetings Madrid, a decorrer nos dias 21 e 22 de outubro.

Trata-se de uma importante feira do setor – a última edição, em 2023, contou com a presença de 15 países, 200 empresas expositoras, 600 participantes e 4 mil reuniões B2B -, onde está representada a cadeia de valor da indústria automóvel, realizada num pais onde existem 17 fábricas de construção automóvel, entre as mais eficientes e automatizadas da Europa.

A iniciativa da AEP e da AFIA junta em Madrid seis empresas nacionais:
  • A Henriques (Fabricação de componentes de borracha) 
  • CS Plastic (Injeção de componentes plásticos) 
  • EDAETECH – Engenharia e Tecnologia (Fabricação de outros componentes e acessórios para veículos a motor) 
  • FEHST Componentes (Fabricação de outros componentes e acessórios para veículos automóveis)  
  • Maxiplás, Plásticos & Engenharia (Processamento de termoplásticos de engenharia)
  • Portlaser Technology (Máquinas de corte a laser e usinagem de alta precisão para a indústria metalomecânica)

Durante os dois dias do certame, as empresas portuguesas vão ter reuniões individuais, já agendadas, com responsáveis de produção, engenharia, compras, aprovisionamento, prestadores de serviço, entre outros. Uma oportunidade para as empresas contactarem com fornecedores, mostrando capacidades e serviços.

O presidente do Conselho de Administração da AEP, Luís Miguel Ribeiro, recorda que “por um lado, a AMM é o único evento de matchmaking realizado em Madrid, exclusivamente dedicado ao fornecimento para a indústria automóvel, reunindo os principais intervenientes da cadeia de valor. Por outro lado, Espanha é o principal parceiro da indústria portuguesa de componentes automóveis e a indústria automóvel espanhola é uma referência fora das suas fronteiras, ocupando a segunda posição no ranking de fabricantes de veículos automóveis na Europa - apenas atrás da Alemanha - e a nona posição a nível mundial”. 

Em 2024, a indústria portuguesa de componentes para automóveis registou um volume de negócios de 14,3 mil milhões de euros, confirmando a sua relevância no setor exportador nacional. As exportações atingiram 12,1 mil milhões de euros, com a Espanha a ocupar a posição de principal destino das vendas externas.

No que respeita à produção automóvel mundial, em 2024, foram fabricados 92,5 milhões de veículos, abrangendo ligeiros de passageiros, comerciais ligeiros, comerciais pesados e pesados de passageiros. A Europa contribuiu com 17,2 milhões de unidades.

Os dados mostram que cerca de 98% dos modelos automóveis produzidos na Europa têm componentes feitos em Portugal. Este é um número que evidencia a competitividade da indústria portuguesa de componentes para automóveis.

A participação na AMM Madrid 2025 é uma ação do BOW - Portugal Business On the Way, o projeto da AEP de apoio à internacionalização das empresas portuguesas, submetida em candidatura no âmbito do AVISO MPR-2023-5 SICE - Internacionalização das PME – Operações em conjunto, PITD COMPETE2030, Projeto conjunto (SI) - Internacionalização das empresas, com financiamento a 50% dos custos elegíveis.

Veja o comunicado de imprensa