Notícias

Em busca de negócios no Azerbaijão
AEP com seis empresas em missão empresarial ao país

Entre 14 e 18 de outubro, a AEP - Associação Empresarial de Portugal está de volta ao Azerbaijão com uma missão empresarial multissetorial composta por seis empresas nacionais. São elas:
Esta é a quinta missão empresarial que a AEP organiza ao mercado azeri. Para além de um programa de reuniões previamente agendadas com parceiros locais (importadores, distribuidores e agentes de negócios), num formato inovador, as empresas têm a opção de visitar quatro certames especializados - BakuBuild, Aquatherm Baku, Road & Traffic, e Rebuild Karabakh - a decorrer em Baku, a capital de um país cujo PIB real cresceu 5%, em janeiro e fevereiro, em plena crise na indústria petrolífera, graças ao crescimento do setor não energético.

Num contexto em que a Europa pretende diminuir a sua dependência energética face à Rússia, procurando alternativas de fornecimento e distribuição, o Azerbaijão surge como alternativa privilegiada, por força dos seus vastos recursos de petróleo e gás natural e posicionamento geoestratégico.

O Azerbaijão ocupa a 28.ª posição, à frente de alguns países da EU, do ranking "Doing Business 2020", dentro do Top 10 das melhorias do ano.
Em 2023, Baku ficou em terceiro lugar entre as 100 cidades de crescimento mais rápido em Investimento Estrangeiro Direto (IED), de acordo com a classificação da publicação fDi Intelligence do grupo Financial Times.

Alimentado por um forte setor primário, o país investe, agora, na criação e modernização de infraestruturas, potenciando o desenvolvimento de outros sectores da economia, e em especial o da construção civil.

O governo azeri prevê alocar US$ 59 mil milhões para a restauração de Nagorny-Karabackh, um território superior a duas vezes superfície do Algarve e que tem um grande potencial para o desenvolvimento de agricultura e indústria de transformação, indústria mineira, alimentar, criativa, metalurgia, produção de malhas, ecoturismo, gestão de resíduos e energia renovável. Um programa ambicioso, que gera inúmeras oportunidades de negócios.

Apesar de incipientes, as relações comerciais entre Portugal e o Azerbaijão têm um potencial de crescimento assinalável, sobretudo se tivermos em conta o facto de o Azerbaijão ser um país sem restrições ao investimento estrangeiro, tendo até diversos incentivos ao investimento estrangeiro e às empresas, com uma baixa carga burocrática, que dispõe de uma boa rede de infraestruturas ferroviárias e de recursos naturais abundantes, mas tem também uma forte necessidade de industrialização e de desenvolvimento das infraestruturas. “A crescente europeização” da sociedade azeri é uma das principais oportunidades para Portugal.

A missão empresarial ao Azerbaijão faz parte do projeto BOW - Portugal Business On the Way, promovido pela AEP para apoio à internacionalização das empresas portuguesas, ação submetida em candidatura no âmbito do AVISO MPR-2023-5 SICE - Internacionalização das PME – Operações em conjunto, PITD COMPETE2030, Projeto conjunto (SI) - Internacionalização das empresas, em fase de aprovação, com financiamento a 50% dos custos elegíveis.