Notícias

Em busca de negócio nos antípodas
AEP em missão empresarial multissetorial à Austrália e Nova Zelândia

A AEP - Associação Empresarial de Portugal regressou à Austrália e à Nova Zelândia, numa missão empresarial multissetorial com quatro empresas nacionais. São elas:
Entre os dias 24 de fevereiro e 7 de março, Sydney e Auckland recebem estas empresas com um programa que inclui reuniões, previamente agendadas e que tiveram em conta o perfil e os objetivos definidos por cada empresa participante, com parceiros locais (importadores, distribuidores e agentes de negócios).

“Esta é a terceira missão empresarial à Austrália e a segunda à Nova Zelândia que a AEP organiza, mas os objetivos continuam os mesmos: proporcionar às empresas um melhor conhecimento do ambiente de negócios dos dois mercados e estabelecer contacto com a realidade empresarial e os diversos operadores. O grande desafio das missões da AEP é encontrar os parceiros locais certos para as empresas que nos acompanham”, recorda o presidente do Conselho de Administração da AEP, Luís Miguel Ribeiro.

A escolha dos mercados teve em conta o facto de a Austrália ser uma das 15 maiores economias e o sexto maior país do mundo, ter uma população superior a 25 milhões de habitantes e possuir abundantes recursos naturais. O país tem, gradualmente, reduzido as barreiras protecionistas, com uma economia mais aberta ao exterior, e oferece oportunidades de negócios em áreas diversas.

A Nova Zelândia tem uma população de cerca de 5 milhões de habitantes, é uma economia aberta e tem a indústria e os serviços bem desenvolvidos, complementados por um setor primário muito eficiente. O mercado neozelandês tem potencial em áreas como soluções avançadas de transporte, produtos alimentares e bebidas, energias renováveis, tecnologia e inovação e indústria de transformação de madeira.

A missão empresarial à Austrália e à Nova Zelândia 2024 é uma ação no âmbito do projeto BOW - Portugal Business On the Way 2023/2024 nº3321, promovido pela AEP para apoio à internacionalização das empresas portuguesas, submetida ao Aviso nº 04/SI/2022, Sistema de Incentivos à Internacionalização das PME - Projetos Conjuntos, Programa Internacionalizar 2030 e do mecanismo extraordinário de antecipação do Portugal 2030, com financiamento a 50% dos custos elegíveis.

Veja o comunicado de imprensa