Notícias

Economia circular e sustentabilidade em foco
Em português e mandarim, BOW 26 aponta também aos mercados asiáticos

O número 26 da revista BOW é dedicado ao tema “Economia Circular, Sustentabilidade Empresarial e Internacionalização”, tendo também os radares apontados aos mercados asiáticos da China, Japão e Coreia do Sul – os mercados-alvo desta edição - e, por esse motivo, publicada em português e mandarim.

Sobre o tema “Economia Circular, Sustentabilidade e Internacionalização” temos as perspetivas da diretora-geral das Atividades Económicas, Fernanda Ferreira Dias, de Nuno Lacasta e Ana Cristina Carrola, da Agência Portuguesa do Ambiente, e de Luísa Magalhães, diretora executiva da Associação Smart Waste Portugal. Teresa Ponce Leão, presidente do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), faz um ponto de situação sobre a economia circular e João Wengorovios Meneses, secretário-geral do BCSD Portugal, escreve sobre o papel das empresas para a sustentabilidade e a ação climática.

Temos ainda as visões da AEP, através do administrador Paulo Vaz, que escreve sobre a circularidade enquanto meio para preservar o planeta criando uma nova economia, e da diretora dos departamentos de Competitividade e Formação, Paula Silvestre, sobre a economia circular como vantagem competitiva global.

O entrevistado desta edição é Francisco Sá, ex-presidente da Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI), e no Radar Internacionalização são apresentadas as atividades da Sociedade Ponto Verde, da Lipor e da EGF.

Como já referido, China, Japão e Coreia do Sul são os mercados-alvo em análise com base em dados fornecidos pela Accenture. São também estes os mercados abrangidos pelo projeto Next Challenge Asia, que, em matéria de atividades e lançamentos AEP, está em destaque nesta edição da BOW. Fechamos com o plano global de ações 2023-2024 do BOW – Portugal Business On the Way, o projeto da AEP de apoio à internacionalização das empresas portuguesas.

Veja aqui a revista BOW 26

Boa leitura!