Notícias

Dinamizar a mobilidade transfronteiriça
EURES Transfronteiriço Norte de Portugal – Galicia apresentou resultados

No dia 20 de março, decorreu na Fundação AEP a Sessão de Encerramento do Programa de Trabalho EURES - Transfronteiriço Norte de Portugal – Galicia (EURES-T NP-G) do biénio 2022-2023, em que a AEP participou pela primeira vez enquanto parceiro social deste consórcio.

A sessão iniciou-se com a exibição de um vídeo de overview que pode ser visualizado aqui.

Paulo Vaz, vice-presidente executivo da AEP deu início aos trabalhos e destacou algumas das atividades desenvolvidas pelo Consórcio EURES Transfronteiriço Norte de Portugal-Galicia:
  • As reuniões de proximidade com as empresas;
  • Os focus group sobre a temática da contratação transfronteiriça;
  • As ações de formação junto de candidatos a emprego e empregadores, que contribuem para redução dos obstáculos à mobilidade laboral;
  • As feiras de emprego;
  • As ações e eventos de promoção da Rede EURES e do Serviço Transfronteiriço Norte de Portugal Galiza;
  • A organização e participação em conferências transfronteiriças e transnacionais;
  • A produção de documentos, de elevado valor acrescentado, que foram explanados na sessão de trabalho.

A apresentação dos resultados do programa de trabalho 2022-2023 coube à coordenação deste consórcio, com a participação de Carla Vale, delegada regional do IEFP e presidente do EURES-T NP-G, e Teresa Ventin, coordenadora do Consórcio EURES-T NP-G.

Seguiu-se a explicação em detalhe do relatório elaborado pela CEG-Confederación de Empresarios de Galicia, com carácter anual, que recolhe e sistematiza fontes e dados para conhecer melhor a mobilidade de trabalhadores e empresas na Eurorregião, que foi apresentado por Laura Otero, conselheira EURES da CEG.

A apresentação de “A Estratégia do Emprego para os Jovens na Eurorregião Galicia – Norte de Portugal”, por Olga Crespo, coordenadora do Gabinete Económico de UGT-Galicia – Conselho Sindical Inter-regional Galicia Norte de Portugal.

Teve ainda lugar uma mesa-redonda dedicada à temática dos obstáculos à mobilidade transfronteiriça, com a perspetiva de representantes de associações empresarias, conselheiros EURES, dos sindicatos e do Conselho Sindical Inter-regional G-NP, bem como do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial G-NP.

Nuno Almeida, diretor do Agrupamento Europeu de Cooperaçao Territorial Galicia-Norte de Portugal, deu especial enfoque ao “Projeto Piloto para uma Formação Profissional Dual Transfronteiriça”, apresentando alguns obstáculos e soluções para os mesmos.

A sessão terminou com um olhar posto no futuro e no novo Programa de Trabalho 2024-2025, que se inicia já a 1 de abril próximo.