Notícias

De volta ao Cáucaso em missão empresarial
AEP com seis empresas à procura de negócios na Arménia e na Geórgia

Entre os dias 26 de março e 1 de abril, a AEP - Associação Empresarial de Portugal realiza uma missão empresarial à Arménia e à Geórgia, dois mercados que servem de ligação entre o Ocidente e o Oriente, com a participação de seis empresas portuguesas. São elas:
A missão empresarial vai passar por Yerevan, a capital e a maior cidade da Armênia, e por Tbilisi, centro administrativo e industrial da Geórgia, onde as empresas portuguesas vão ter reuniões, já agendadas, com parceiros locais com o perfil que definiram previamente.

Foi o feedback positivo das empresas que participaram nas primeiras missões que levou a AEP a continuar a promover ações de internacionalização nos Estados do Cáucaso do Sul, sendo esta a terceira missão empresarial da AEP à Geórgia e a segunda à Arménia.

Como recorda o presidente da AEP, Luís Miguel Ribeiro, “a Arménia e a Geórgia apresentaram, em 2022, um crescimento económico de 11% e 10%, respetivamente. No último ano, as importações da Geórgia e da Arménia também aumentaram, respetivamente, 32,4% e 21,4%. Existe potencial de cooperação entre a Arménia, a Geórgia e Portugal em áreas tão diversas como a indústria automóvel, a construção, as tecnologias de informação e comunicações, no turismo, nas atividades de investigação e desenvolvimento, bem como na produção de energia renovável ou na indústria de processamento de alimentos”.

Com a entrada em vigor, em 2015, da União Económica Euro-Asiática (a maior associação económica integrada e o maior mercado do espaço pós-soviético), a Arménia é considerada uma importante plataforma para mercados como a Bielorrússia, o Cazaquistão e a Rússia, com mais de 190 milhões de habitantes.

Após anos contínuos de reformas, a Geórgia é um dos melhores mercados do mundo para fazer negócios. O país tem regras claras e segurança jurídica, o que tem atraído muitos investimentos externos, sendo expectável que o acordo de Livre Comércio com a União Europeia aumente a sua integração comercial.

A missão empresarial à Arménia e à Geórgia é uma iniciativa do BOW - Portugal Business On the Way, o projeto da AEP de apoio à internacionalização das empresas portuguesas, desenvolvido no âmbito do PORTUGAL 2030 e COMPETE 2030 Sistema de Incentivos à Internacionalização das PME - Projetos Conjuntos, Programa Internacionalizar 2030 e do mecanismo extraordinário de antecipação do Portugal 2030.

Veja o comunicado de imprensa