Notícias

Contratação de mão de obra preocupa empresários
Escalada da inflação e aumento dos custos da energia também no topo das preocupações

A dificuldade em contratar mão de obra qualificada é uma das maiores preocupações das empresas para o ano em curso, sendo o fator onde se perspetiva um maior agravamento ao longo do ano, de acordo com os resultados do inquérito efetuado em janeiro pela AEP – Associação Empresarial de Portugal aos seus associados. 

A escalada da inflação e o aumento dos curtos com energia continuam também no topo das perspetivas negativas dos 700 empresários que responderam ao inquérito. Cerca de metade apontam estes fatores como os que mais vão afetar o seu quotidiano em 2023, enquanto um pouco menos (cerca de 40%) considera a contratação de mão de obra qualificada e o aumento das despesas com transportes e logística entre os que mais impacto vão causar na sua atividade. 

Os empresários foram questionados quanto ao impacto de 10 fatores sobre a atividade empresarial, tanto nas suas próprias empresas como nas empresas em geral/economia, em dois momentos distintos: no início e no final de 2023. Responderam cerca de 700 empresas, 90% das quais PME ou microempresas, a maioria (73%) localizadas no Norte do país e com atividade exportadora (63%).

Os resultados revelam que, nos 10 fatores, tanto agora como no final de 2023, a perceção quanto aos impactos nas suas empresas será relativamente menos grave do que para as empresas em geral/economia, o que demonstra algum otimismo e confiança na sua capacidade de lidar com a crise atual e, simultaneamente, alguma preocupação quanto ao desempenho da economia propriamente dita e à evolução da atividade no tecido empresarial.

A inflação elevada, o aumento dos custos com a energia (mais de 60%) e o aumento dos custos de financiamento (cerca de 60%), seguidos de perto pelo aumento dos custos de transporte / logísticos e pela dificuldade de contratação de mão-de-obra qualificada (com mais de 50%) são os fatores que os inquiridos consideram que mais afetam as empresas em geral/economia, mas preveem que, até final do ano de 2023, se verifique um desagravamento dos seus impactos negativos, com exceção da dificuldade na contratação de mão-de-obra especializada.

A previsão de desagravamento abrange também os restantes fatores analisados, com exceção do aumento dos riscos de incobráveis, da redução da procura externa e da redução da procura interna, para os quais os empresários preveem uma situação agravada no final do ano de 2023.

Veja os resultados do inquérito com mais detalhe