Notícias

Com indústria da fileira Casa no Dubai
AEP nas feiras Index e Hotel Show com cinco empresas

Entre 27 e 29 de maio, a AEP – Associação Empresarial de Portugal acompanhou um grupo de empresas portuguesas da fileira Casa nas feiras Index e Hotel Show, as mais importantes do Médio Oriente para a fileira Casa e Hotelaria, abrangendo mobiliário, têxteis-lar, pavimentos, iluminação, artigos e acessórios de decoração, cerâmica, vidro, cutelaria, arquitetura e design de interiores.

Nesta que foi a 19.ª participação organizada pela AEP nos dois certames realizados em silmultâneo no Dubai, foram as seguintes as empresas participantes:
  • APERTEX – António Pereira Fábrica de Tecidos de Seda e Algodão (Têxteis-lar) 
  • CELAR – Alumínios Cesar (Louça metálica e artigos de uso doméstico) 
  • CLASSIRIBALTA (Mobiliário) 
  • OLIÓFORA - Magnolinspiração (Perfumes e cosméticos)  
  • PROCHEF - OMGS Service (Vestuário para a indústria da restauração e hotelaria) 

“A fileira casa portuguesa é constituída por mais de 7100 empresas, que representam cerca de 64 mil postos de trabalho e um volume de negócios que ronda os 4,4 mil milhões de euros. Os diversos setores que a integram são responsáveis por perto de 4,5% do total de exportações da economia nacional”, lembra Luís Miguel Ribeiro, presidente do conselho de administração da AEP.

O Dubai tem uma localização estratégica na região do Golfo - com fácil acesso aos mercados do Médio Oriente, Ásia e África –, é o maior centro de negócios da região e um dos mercados mais atrativos do mundo. Tem um papel importante como plataforma logística para outros mercados, reexportando cerca de 70% dos produtos importados para os restantes países do Golfo.

Os países do Conselho de Cooperação do Golfo têm em curso avultados projetos e apresentam taxas de crescimento a rondar os 23% ano. Para toda a região estão projetados mais de 1000 investimentos para o setor do turismo, 750 hotéis, 140 resorts, num total de 170 mil quartos.

A participação nas feiras Index e Hotel Show 2025 é uma ação do BOW - Portugal Business On the Way, o projeto da AEP de apoio à internacionalização das empresas portuguesas, submetida em candidatura no âmbito do AVISO MPR-2023-5 SICE - Internacionalização das PME – Operações em conjunto, PITD COMPETE2030, Projeto conjunto (SI) - Internacionalização das empresas, com financiamento a 50% dos custos elegíveis.

Em 2024, o projeto BOW promoveu a participação de 180 empresas em 27 ações, entre feiras internacionais e missões empresariais, em 20 mercados distintos, desde os Emirados Árabes Unidos ao Brasil, Singapura, Alemanha, Canadá e EUA, ou em missões empresariais em mercados não tradicionais e mais desconhecidos, como Geórgia, Arménia, Azerbaijão, Letónia e Estónia ou Austrália e Nova Zelândia.

Desde 1990, ano em que deu início, de uma forma sistemática, à realização de ações de internacionalização, a AEP já organizou, individualmente ou através de parcerias com outras entidades, largas centenas de ações em mercados externos.

Veja o comunicado de imprensa
2025.05.30