Notícias

Com as empresas. Por Portugal.
A opinião de Luís Miguel Ribeiro no Dinheiro Vivo

O presidente do CA da AEP dedica a sua mais recente coluna de opinião no Dinheiro Vivo  ao 175.º aniversário da AEP.

"175 anos volvidos, encaramos o futuro com a ambição de sempre, procurando fazer mais e melhor", sublinha Luís Miguel Ribeiro, reforçando que "continuaremos a conciliar a sabedoria do passado com a inovação do presente e a antecipar futuras tendências, por forma a ajustar continuamente a nossa capacidade de mobilização junto do tecido empresarial, em distintas áreas e em distintos momentos.

Leia o artigo na íntegra:


Com as empresas. Por Portugal.

A AEP comemorou o seu 175.º aniversário. Como bem retrata a comunicação institucional relativa a esta efeméride, são 175 anos ao serviço das empresas e de Portugal. Desde 1849 a AEP é o coração que faz pulsar a comunidade empresarial associativa do país. Sempre em defesa do progresso e da criação de emprego e riqueza, sempre ao lado dos empreendedores e da inovação. É um farol de excelência para as empresas, um exemplo de liderança e um forte contribuinte para o crescimento do tecido empresarial e do PIB de Portugal. 175 anos volvidos, encaramos o futuro com a ambição de sempre, procurando fazer mais e melhor. Porque o futuro tem de ser de esperança e de otimismo. 

Por tudo isto, a AEP foi condecorada pelo Presidente da República como Membro Honorário da Ordem Militar de Cristo, distinção entregue durante o jantar comemorativo dos 175 anos, que juntou mais de 200 convidados no belíssimo Terminal de Cruzeiros de Leixões - com os olhos postos para o mundo. Para além do Presidente da República, estiverem presentes o Primeiro-Ministro, o Ministro da Economia e outros membros do Governo, a Presidente da Câmara de Matosinhos, muitos empresários, dirigentes associativos, entre outras personalidades.

Como referi na minha intervenção, o conjunto de desafios que a AEP elegeu no seu início de atividade, como a qualificação dos ativos, a valorização da oferta nacional (no mercado nacional e internacional) mantém-se. Aliás, acentuou-se, por múltiplos fatores, como a dinâmica demográfica, conjugada com a necessária valorização de novas competências. A AEP continua a assumir uma influência ativa, com formulação de estratégias de resposta a desafios que impactam nas empresas. Continua a produzir com rigor e a divulgar informação fundamental no apoio à tomada de decisão. Sempre, com um amplo trabalho desenvolvido em rede, com outras entidades dos setores público e privado.

A história da AEP é um testemunho vivo da importante função desempenhada pelo movimento associativo de base empresarial. Continuaremos a conciliar a sabedoria do passado com a inovação do presente e a antecipar futuras tendências, por forma a ajustar continuamente a nossa capacidade de mobilização junto do tecido empresarial, em distintas áreas e em distintos momentos.

Como há 175 anos, é para as empresas e com as empresas que a AEP continuará a trabalhar diariamente. Com as empresas. Por Portugal!

Luís Miguel Ribeiro, presidente do Conselho de Administração
da Associação Empresarial de Portugal
In Dinheiro Vivo 11.05.2024