Notícias

BOW destaca a IA na internacionalização
Tecnologia pode ser um grande aliado para a presença no mercado global

O número 34 da revista BOW é dedicado a um tema importantíssimo para as nossas empresas, “A Inteligência Artificial e a Internacionalização”.

De acordo com um estudo da Microsoft e da IDC, a Inteligência Artificial (IA) já é utilizada por 62% das empresas portuguesas e prevê-se que nos próximos anos esta tecnologia seja responsável pela criação de 401 mil novos empregos em Portugal. 

“A inteligência artificial permite que as organizações marquem presença virtual em qualquer mercado”, nas palavras da presidente da Accenture Portugal, Manuela Vaz, em entrevista nesta edição que, como habitualmente, reúne análises e pontos de vista de diversos especialistas sobre o papel da IA na internacionalização. Entre eles, Luísa Ribeiro Lopes, presidente do .PT; João Rolo, secretário-geral da Secretaria-Geral da Economia (SGE); Helena Gorete Silva Moniz, vice-coordenadora do Laboratório de Tecnologias da Linguagem Humana do INESC-ID; Graça Canto Moniz, CEO da FUTURA; Américo Azevedo, coordenador do TEC4Industry (INESC TEC) e professor associado com agregação na FEUP; e Alexandre Nilo da Fonseca, presidente da ACEPI - Associação da Economia Digital Portugal. 

Em termos de mercados-alvo, este número da revista editada pela AEP no âmbito do seu projeto de internacionalização BOW – Portugal Business On the Way tem em foco o potencial económico dos EUA, da China e dos Países Baixos. No “Radar Internacionalização”, o destaque vai para as estratégias das empresas DareData, Interprolog Consulting e Siscog, sendo também referidas as ações de internacionalização levadas a cabo pela AEP, “onde as fronteiras não existem”. 

Descarregue aqui a BOW 34
2025.04.15