Notícias

BOW 35 analisa impactos ESG na internacionalização
Sustentabilidade como diferencial estratégico das empresas pelo mundo

Os fatores ESG (Environmental, Social & Corporate Governance) e os seus impactos na internacionalização estão em foco no n.º 35 da revista BOW, que aprofunda este novo paradigma em que a internacionalização já não se resume aos processos de exportação, mas que se assume agora como um processo de capacitação, responsabilidade e ética.

“Não basta querer crescer lá fora; é preciso ter uma estratégia sólida, alinhada com valores que hoje são essenciais para qualquer negócio que queira ser sustentável e competitivos”, nas palavras do CEO do Grupo Casais, António Carlos Rodrigues, em entrevista nesta edição que traz importantes contributos, análises e dados que consolidam a importância da sustentabilidade como diferencial estratégico das empresas portuguesas no mundo. Entre eles, João Rui Ferreira (SE da Economia), Mário Parra da Silva (presidente da UN Global Compact Network Portugal), Isabel Barros (presidente do GRACE - Empresas Responsáveis), Carlos Moreira da Silva (presidente da Associação Business Rountable Portugal), Graca Fonseca (co-fundadora da Because Impacts e professora na Nova SBE), Gisela Pires (diretora de Sustentabilidade Corporativa da Corticeira Amorim), Palloma Carvalho (gerente de Sustentabilidade da Logoplaste) e Fátima Castanheira Geada (professora do ISEG). 

Neste número da revista editada pela AEP no âmbito do seu projeto de internacionalização BOW – Portugal Business On the Way, temos ainda a Região Nórdica como polo de inovação e sustentabilidade, através da análise que é feita aos mercados Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia, e no “Radar Internacionalização, as estratégias de empresas como W4M Digital Solutions, Urban Motion e OWLplaces em destaque. 

Bons motivos não perder a BOW n.º 35!

Descarregue aqui
2025.07.09