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BOW 2025 começa na Alemanha
AEP na feira BAU (Munique) com cinco empresas do setor da construção
É em Munique, na Alemanha, que a AEP – Associação Empresarial de Portugal abre o calendário de ações 2025 do seu projeto de apoio à internacionalização das empresas portuguesas, BOW - Portugal Business On the Way. Entre os dias 13 e 17 de janeiro, a AEP está com cinco empresas do setor da construção na feira BAU, que acontece de dois em dois anos e é considerada uma referência a nível mundial para o setor da construção e materiais de construção.
Esta é a quarta participação na BAU organizada pela AEP (a primeira foi em 2017) e conta com as seguintes empresas:
“Em 2024, o projeto BOW promoveu a participação de 180 empresas em 27 ações, entre participações em feiras internacionais e missões empresariais, em 20 mercados distintos. A participação na BAU tem como objetivo proporcionar às empresas oportunidades de negócios num mercado exigente, mas muito atrativo e com um potencial ainda por explorar. Apesar da Alemanha apresentar oportunidades em diferentes áreas e de ser um dos principais parceiros de Portugal, obriga a uma abordagem estruturada e persistente e é aqui que a AEP tem um papel importante no apoio à internacionalização, nomeadamente através do projeto BOW”, explica Luís Miguel Ribeiro, presidente do Conselho de Administração da AEP.
Para além da BAU, no mercado alemão a AEP já organizou várias participações coletivas de empresas para os setores médico e hospitalar (Feira Medica, em Dusseldorf), componentes automóveis (Feiras IZB, em Wolfsburg, IAA, em Frankfurt, GACS, em Stuttgart), construção e equipamentos para a construção (Feira BAUMA, em Munique) e retalho (Feira EUROSHOP, em Dusseldorf).
A Alemanha continua a ser um dos países mais importantes na organização de feiras internacionais e um parceiro comercial estratégico para Portugal. É uma das mais desenvolvidas economias do mundo, altamente inovadora e voltada para a exportação. O ano passado, foi o terceiro cliente das exportações portuguesas de bens, com uma quota de 10,8%, ocupando a segunda posição ao nível das importações (11,5%). É o segundo maior cliente da indústria de componentes automóveis, com uma quota correspondente a 22,6 %.
Com um elevado poder de compra, a Alemanha é a quarta economia mundial, o maior mercado da União Europeia e um dos principais exportadores e importadores (ocupa a 3ª posição, a nível mundial, em ambos os fluxos).
Em relação à BAU, é a feira líder a nível mundial para as áreas da arquitetura, materiais e sistemas de construção, onde está representada toda a tecnologia de ponta da indústria da construção internacional, permitindo a entrada em novos mercados. Em 2023, esgotou os 19 pavilhões do recinto da Feira de Munique, com mais de 200 mil m² de exposição e um total de 2260 expositores. No total, a BAU contou com 190 mil visitantes, sendo 40% oriundos do estrangeiro. Países como a Áustria, Itália, Suíça, Polónia e Turquia estão na lista dos Top 5 em participação.
A participação portuguesa na BAU 2025 é uma ação do BOW - Portugal Business On the Way, o projeto da AEP de apoio à internacionalização das empresas portuguesas, submetida em candidatura no âmbito do AVISO MPR-2023-5 SICE - Internacionalização das PME – Operações em conjunto, PITD COMPETE2030, Projeto conjunto (SI) - Internacionalização das empresas, em fase de aprovação, com financiamento a 50% dos custos elegíveis.
Veja o comunicado de imprensa
2025/01/14
Esta é a quarta participação na BAU organizada pela AEP (a primeira foi em 2017) e conta com as seguintes empresas:
- CASTELHANO & FERREIRA, SA (Indústria de tetos falsos e divisórias)
- FATIMASTONES MARSEFAL, LDA (Fabricação de artigos de mármore e de rochas similares)
- MVC -MÁRMORES DE ALCOBAÇA, LDA (Indústria de transformação de calcários)
- POLO JCP, LDA (Fabricação de artigos de arte em madeira e seus derivados e fabricação de azulejos)
- RCN INNOVATION IN ALUMINIUM SYSTEMS, LDA (Criação, desenvolvimento, produção e instalação de sistemas de alumínio)
“Em 2024, o projeto BOW promoveu a participação de 180 empresas em 27 ações, entre participações em feiras internacionais e missões empresariais, em 20 mercados distintos. A participação na BAU tem como objetivo proporcionar às empresas oportunidades de negócios num mercado exigente, mas muito atrativo e com um potencial ainda por explorar. Apesar da Alemanha apresentar oportunidades em diferentes áreas e de ser um dos principais parceiros de Portugal, obriga a uma abordagem estruturada e persistente e é aqui que a AEP tem um papel importante no apoio à internacionalização, nomeadamente através do projeto BOW”, explica Luís Miguel Ribeiro, presidente do Conselho de Administração da AEP.
Para além da BAU, no mercado alemão a AEP já organizou várias participações coletivas de empresas para os setores médico e hospitalar (Feira Medica, em Dusseldorf), componentes automóveis (Feiras IZB, em Wolfsburg, IAA, em Frankfurt, GACS, em Stuttgart), construção e equipamentos para a construção (Feira BAUMA, em Munique) e retalho (Feira EUROSHOP, em Dusseldorf).
A Alemanha continua a ser um dos países mais importantes na organização de feiras internacionais e um parceiro comercial estratégico para Portugal. É uma das mais desenvolvidas economias do mundo, altamente inovadora e voltada para a exportação. O ano passado, foi o terceiro cliente das exportações portuguesas de bens, com uma quota de 10,8%, ocupando a segunda posição ao nível das importações (11,5%). É o segundo maior cliente da indústria de componentes automóveis, com uma quota correspondente a 22,6 %.
Com um elevado poder de compra, a Alemanha é a quarta economia mundial, o maior mercado da União Europeia e um dos principais exportadores e importadores (ocupa a 3ª posição, a nível mundial, em ambos os fluxos).
Em relação à BAU, é a feira líder a nível mundial para as áreas da arquitetura, materiais e sistemas de construção, onde está representada toda a tecnologia de ponta da indústria da construção internacional, permitindo a entrada em novos mercados. Em 2023, esgotou os 19 pavilhões do recinto da Feira de Munique, com mais de 200 mil m² de exposição e um total de 2260 expositores. No total, a BAU contou com 190 mil visitantes, sendo 40% oriundos do estrangeiro. Países como a Áustria, Itália, Suíça, Polónia e Turquia estão na lista dos Top 5 em participação.
A participação portuguesa na BAU 2025 é uma ação do BOW - Portugal Business On the Way, o projeto da AEP de apoio à internacionalização das empresas portuguesas, submetida em candidatura no âmbito do AVISO MPR-2023-5 SICE - Internacionalização das PME – Operações em conjunto, PITD COMPETE2030, Projeto conjunto (SI) - Internacionalização das empresas, em fase de aprovação, com financiamento a 50% dos custos elegíveis.
Veja o comunicado de imprensa
2025/01/14