Notícias

Bons indicadores no regresso de Riade
Empresas fazem balanço positivo da participação na Big 5 Construct Saudi

As sete empresas portuguesas que participaram com a AEP na Big 5 Construct Saudi e na Stone & Surface Saudi – maiores feiras sauditas para a construção, materiais de construção, pedras e rochas ornamentais, tecnologias e ambiente – regressaram a casa com potenciais parcerias “na manga” para futuros negócios, que serão agora exploradas. 

Entre 26 e 29 de fevereiro, em Riade, foram consolidados contactos pelas empresas que já negoceiam nos mercados no Golfo Arábico e no Médio Oriente e identificadas potenciais parcerias pelas empresas que estão a dar os primeiros passos na internacionalização dos seus negócios para estas zonas do globo. 

“Esta foi a terceira vez que a AEP organizou a participação na Big 5 Saudi, mas desde 2008 que desenvolve uma estratégia de abordagem ao mercado saudita. Através da participação em diversos eventos, nomeadamente para o setor da construção/materiais de construção, como é o caso da Saudi Build & Stone Tech, continuamos a apostar num dos maiores e mais promissores mercados do Golfo Arábico”, afirma Luís Miguel Ribeiro, presidente conselho de administração da AEP.

Foram as seguintes as empresas que fizeram parte desta participação na Big 5 Saudi:
A Big 5 Construct Saudi é o evento mais importante do território saudita dedicado à fileira da construção e irá seguramente manter-se como um certame incontornável para a fileira nos próximos anos, esperando-se uma edição de 2025 novamente lotada. Este ano teve um crescimento assinalável face à edição anterior, foram adicionados dois novos pavilhões, utilizando desse modo a capacidade máxima do recinto. No próximo ano, irá duplicar a sua capacidade e já não sendo possível crescer em área, irá realizar-se em duas semanas diferentes, de modo a dar resposta à elevada procura por parte dos expositores.

A edição de 2024 ficou marcada por um muito significativo afluxo de visitantes, com especial incidência nos três primeiros dias. O evento apresenta um formato híbrido, com uma zona de exposição exterior considerável.

A Arábia Saudita posiciona-se como a maior potência do mundo árabe e está entre as 20 maiores economias mundiais, com um mercado altamente competitivo. Em 2022 foi a economia que registou maior crescimento a nível mundial e, à semelhança de outros países do Golfo, está num processo de diversificação da sua economia e tem em curso avultados projetos para a construção de infraestruturas. 

A participação na Big 5 Saudi 2024 foi uma ação no âmbito do projeto BOW - Portugal Business On the Way 2023/2024 nº3321, promovido pela AEP para apoio à internacionalização das empresas portuguesas, submetida ao Aviso nº 04/SI/2022, Sistema de Incentivos à Internacionalização das PME - Projetos Conjuntos, Programa Internacionalizar 2030 e do mecanismo extraordinário de antecipação do Portugal 2030, com financiamento a 50% dos custos elegíveis.

Veja o comunicado de imprensa