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Alimentar exportações em Singapura
AEP com seis empresas na feira FHA – Food & Beverage
A AEP – Associação Empresarial de Portugal leva a efeito mais uma participação portuguesa na feira profissional para o setor alimentar e bebidas FHA – Food & Beverage, realizada no coração da Ásia, em Singapura, entre 8 e 11 de abril.
São seis as empresas que integram esta participação organizada pela AEP, no âmbito do projeto BOW – Portugal Business On the Way:
A comitiva nacional já recebeu as visitas oficiais do embaixador de Portugal em Singapura, Carlos Pires, e da delegada da AICEP, Rita Sansana.
Desde 2007 que a AEP trabalha o mercado de Singapura, um palco central para os compradores se relacionarem diretamente com milhares de produtores internacionais e descobrirem os últimos desenvolvimentos e tendências alimentares.
“A participação na FHA é uma aposta crucial para dar a conhecer os hábitos, a cultura e os produtos portugueses. Singapura é uma das economias mais abertas do mundo, dependendo em grande medida do comércio internacional. A sua localização estratégica e as extraordinárias infraestruturas portuárias fazem de Singapura um dos pontos mais importantes de distribuição a nível mundial. Para além disso, perante o clima de incerteza no comércio internacional, marcado pelo aumento das tarifas alfandegárias, as empresas portuguesas devem procurar diversificar mercados, de forma a mitigar riscos, particularmente para mercados mais dinâmicos”, recorda o presidente do Conselho de Administração da AEP, Luís Miguel Ribeiro.
O quadro legal do relacionamento entre Singapura e a UE rege-se por três acordos de “nova geração”: Acordo de Comércio Livre UE-Singapura, Acordo de Proteção dos Investimentos UE-Singapura e o Acordo de Parceria e Cooperação UE-Singapura, que visam reforçar os laços políticos, económicos e comerciais entre as duas partes, eliminar os direitos aduaneiros ainda existentes e reduzir as barreiras técnicas e não pautais ao comércio de mercadorias num grande número de setores.
Esta região do sudeste asiático experimenta um notável crescimento na indústria do turismo, impulsionando o desenvolvimento económico e criando oportunidades significativas na indústria alimentar.
A FHA, feira líder da Ásia para o setor alimentar e bebidas, contou na edição de 2024 com 65 mil m2 de exposição, 1600 expositores, 82 pavilhões internacionais e mais de 72 mil visitantes, oriundos de 91 países e regiões.
A participação na feira FHA – Food & Beverage é uma ação do BOW - Portugal Business On the Way, o projeto da AEP de apoio à internacionalização das empresas portuguesas, submetida em candidatura no âmbito do AVISO MPR-2023-5 SICE - Internacionalização das PME – Operações em conjunto, PITD COMPETE2030, Projeto conjunto (SI) - Internacionalização das empresas, com financiamento a 50% dos custos elegíveis.
Em 2024, o projeto BOW promoveu a participação de 180 empresas em 27 ações, entre feiras internacionais e missões empresariais, em 20 mercados distintos, desde os Emirados Árabes Unidos ao Brasil, Singapura, Alemanha, Canadá e EUA, ou em missões empresariais em mercados não tradicionais e mais desconhecidos, como Geórgia, Arménia, Azerbaijão, Letónia e Estónia ou Austrália e Nova Zelândia.
Desde 1990, ano em que deu início, de uma forma sistemática, à realização de ações de internacionalização, a AEP já organizou, individualmente ou através de parcerias com outras entidades, largas centenas de ações em mercados externos.
Veja o comunicado de imprensa
São seis as empresas que integram esta participação organizada pela AEP, no âmbito do projeto BOW – Portugal Business On the Way:
- Ano 2000 (Produtos alimentares)
- Binómio-Produtos Alimentares (Chocolate e produtos de confeitaria)
- Alcides Marques Pereira Lopes (Azeitonas e azeites)
- Goldenpuzzle (Distribuição alimentar)
- Licor 35 Spirits (Bebidas Espirituosas)
- Recheio Cash & Carry (Comércio por grosso de produtos alimentares)
A comitiva nacional já recebeu as visitas oficiais do embaixador de Portugal em Singapura, Carlos Pires, e da delegada da AICEP, Rita Sansana.
Desde 2007 que a AEP trabalha o mercado de Singapura, um palco central para os compradores se relacionarem diretamente com milhares de produtores internacionais e descobrirem os últimos desenvolvimentos e tendências alimentares.
“A participação na FHA é uma aposta crucial para dar a conhecer os hábitos, a cultura e os produtos portugueses. Singapura é uma das economias mais abertas do mundo, dependendo em grande medida do comércio internacional. A sua localização estratégica e as extraordinárias infraestruturas portuárias fazem de Singapura um dos pontos mais importantes de distribuição a nível mundial. Para além disso, perante o clima de incerteza no comércio internacional, marcado pelo aumento das tarifas alfandegárias, as empresas portuguesas devem procurar diversificar mercados, de forma a mitigar riscos, particularmente para mercados mais dinâmicos”, recorda o presidente do Conselho de Administração da AEP, Luís Miguel Ribeiro.
O quadro legal do relacionamento entre Singapura e a UE rege-se por três acordos de “nova geração”: Acordo de Comércio Livre UE-Singapura, Acordo de Proteção dos Investimentos UE-Singapura e o Acordo de Parceria e Cooperação UE-Singapura, que visam reforçar os laços políticos, económicos e comerciais entre as duas partes, eliminar os direitos aduaneiros ainda existentes e reduzir as barreiras técnicas e não pautais ao comércio de mercadorias num grande número de setores.
Esta região do sudeste asiático experimenta um notável crescimento na indústria do turismo, impulsionando o desenvolvimento económico e criando oportunidades significativas na indústria alimentar.
A FHA, feira líder da Ásia para o setor alimentar e bebidas, contou na edição de 2024 com 65 mil m2 de exposição, 1600 expositores, 82 pavilhões internacionais e mais de 72 mil visitantes, oriundos de 91 países e regiões.
A participação na feira FHA – Food & Beverage é uma ação do BOW - Portugal Business On the Way, o projeto da AEP de apoio à internacionalização das empresas portuguesas, submetida em candidatura no âmbito do AVISO MPR-2023-5 SICE - Internacionalização das PME – Operações em conjunto, PITD COMPETE2030, Projeto conjunto (SI) - Internacionalização das empresas, com financiamento a 50% dos custos elegíveis.
Em 2024, o projeto BOW promoveu a participação de 180 empresas em 27 ações, entre feiras internacionais e missões empresariais, em 20 mercados distintos, desde os Emirados Árabes Unidos ao Brasil, Singapura, Alemanha, Canadá e EUA, ou em missões empresariais em mercados não tradicionais e mais desconhecidos, como Geórgia, Arménia, Azerbaijão, Letónia e Estónia ou Austrália e Nova Zelândia.
Desde 1990, ano em que deu início, de uma forma sistemática, à realização de ações de internacionalização, a AEP já organizou, individualmente ou através de parcerias com outras entidades, largas centenas de ações em mercados externos.
Veja o comunicado de imprensa
2025.04.10