Notícias
AEP leva empresas do setor da construção à Arábia Saudita
Primeira ação de 2026 do projeto BOW
12.01.2026
A AEP – Associação Empresarial de Portugal começa o novo ano com empresas portuguesas do setor da construção em Riade, na Arábia Saudita, na primeira ação desenvolvida pelo projeto BOW - Business On the Way, que apoia, já há vários anos, os empresários na diversificação de mercados.
Entre os dias 18 e 21 de janeiro, cinco empresas nacionais estão na Big 5 Construct Saudi, feira de referência no território saudita para o setor da construção, materiais de construção, pedras, rochas ornamentais e landscape.
A participação na Big 5 Construct Saudi insere-se na estratégia de abordagem ao mercado saudita, levada a cabo pela AEP nos últimos 15 anos, e consiste em participações regulares em eventos especializados para as fileiras da construção e materiais de construção.
“Tendo em conta o cenário de grande instabilidade que o mundo vive, as empresas portuguesas devem procurar diversificar mercados, de forma a mitigar riscos, particularmente para mercados mais dinâmicos e menos tradicionais. Por isso, esta é a quinta vez que a AEP organiza a participação de empresas nacionais na Big 5 Construct, um certame à escala mundial e uma excelente oportunidade de abordagem a vários mercados e às potencialidades de negócio que apresentam. A Arábia Saudita é um dos maiores e mais promissores mercados do Golfo Arábico, cresce a taxas superiores a 8%, sendo considerada pelo FMI a economia com maior crescimento a nível mundial”, recorda Luís Miguel Ribeiro, presidente conselho de administração da AEP.
A Arábia Saudita está num processo de diversificação da sua economia. Detentora de um dos maiores fundos soberanos mundiais, posiciona-se como a maior potência do mundo árabe e entre as 20 maiores economias mundiais.
Nos últimos anos, vários projetos públicos e privados, na ordem dos biliões de dólares, avançaram para dar resposta a exigências de infraestruturas (metro, estradas, residências, hospitais, escolas, rede de fornecimento de água e eletricidade). O programa governamental de obras públicas apresenta vastas oportunidades para as empresas, nomeadamente para o setor da construção e materiais de construção, fileira casa, saúde e novas tecnologias.
Com uma elevada taxa de crescimento nas edições anteriores, a Big 5 Construct Saudi atraiu na última edição 2 mil expositores e mais de 75 mil visitantes profissionais de 50 países.
Comitiva portuguesa na Big 5 Construct Saudi 2026:
- CERÂMICA DA BORRALHEIRA (Fabricação de artigos de uso doméstico de faiança, porcelana e grés fino)
- FRAVIZEL – EQUIPAMENTOS METALOMECÂNICOS (Fabricação de máquinas para as indústrias extrativas e para a construção)
- JULIPEDRA – INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO DE MÁRMORES (Fabricação de artigos de mármore e de rochas similares)
- MVC LDA (Fabricação de artigos de mármore e de rochas similares)
- RUIPEDRA – WORLD OF NATURAL STONE (Fabricação de artigos de mármore e de rochas similares)
Business On the Way (BOW):
Em 2025, o projeto BOW promoveu a participação de 150 empresas em 22 ações de apoio à internacionalização, entre participações em feiras internacionais e missões empresariais. Foram 21 mercados, desde os Emirados Árabes Unidos ao Brasil, Singapura, Alemanha, Canadá e EUA, Japão e Coreia do Sul e missões empresariais em mercados não tradicionais e mais desconhecidos, como o Uzbequistão e Cazaquistão, Croácia e Sérvia.
Desde 1990, ano em que deu início, de uma forma sistemática, à realização de ações de internacionalização, a AEP já organizou, individualmente ou através de parcerias com outras entidades, largas centenas de ações em mercados externos.
Ação submetida em candidatura no âmbito do Aviso MPR-2025-14 SICE - Internacionalização das PME – Operações em conjunto, PITD COMPETE2030, em fase de aprovação, com financiamento a 50% dos custos elegíveis.
Descarregar o comunicado de imprensa