Notícias

A promover tecnologia médica na Alemanha
AEP com 14 empresas na Medica Düsseldorf

A AEP – Associação Empresarial de Portugal está de volta à Alemanha para participar na maior feira de equipamentos médicos e hospitalares, Medica Düsseldorf, que acontece entre os dias 13 e 16 de novembro.

É a quarta participação consecutiva da AEP no certame, que acontece há mais de 40 anos e é a maior feira à escala mundial para a fileira médica e hospitalar, e junta 14 empresas nacionais exportadoras:
  • A.J.Costa Irmãos - Conceção e fabricação de material e equipamento para a área hospitalar, clínica e laboratorial de apoio à indústria    
  • Albino Dias de Andrade - Fabricação de gazes e compressas
  • Artur Salgado - Fabricação de dispositivos médicos para substituição e regeneração óssea
  • BIOCERAMED - Investigação e desenvolvimento em biotecnologia
  • CERAMED - Fabricação de material ortopédico e próteses e de instrumentos médico-cirúrgicos
  • HIDROFER - Fabricação de artigos farmacêuticos (produtos de algodão)    
  • IDENTISOFT - Soluções em tecnologia da informação e comunicação    
  • NURSINGSHOES - Fabricação e comércio de calçado ortopédico e técnico  
  • ORTHOS XXI - Fabricação e distribuição de material ortopédico, próteses e instrumentos médico-cirúrgicos
  • PROHS - Equipamentos de esterilização e desinfeção hospitalar e laboratorial 
  • STERIFAST - Desenvolvimento e fabricação de equipamentos de esterilização e desinfeção
  • TAKE THE WIND - Tecnologia para educação clínica, formação e avaliação, desenvolvimento de aplicações informáticas e de conteúdos audiovisuais e de comunicação  
  • VIGIE Solutions    - Plataforma tecnológica para a saúde  
  • WALKEMORE - Fabricação e comércio de calçado ortopédico e técnico

Esta é uma oportunidade única para as empresas participantes apresentarem as últimas tendências em tecnologia e em produtos médicos e para abordarem vários mercados e as potencialidades de negócio que apresentam. Como explica Luís Miguel Ribeiro, presidente do Conselho de Administração da AEP, “a Alemanha é um dos principais parceiros de Portugal, mas obriga a uma abordagem estratégica, estruturada e persistente. É um mercado que continua a apresentar oportunidades de negócio em diferentes áreas, tanto nas mais tradicionais (têxtil, calçado, agroalimentar e vinhos), como em setores industriais de ponta (bens de equipamento, componentes para automóveis, TIC, saúde, ambiente, entre outros).

Dados do INE confirmam que a Alemanha foi o 3º cliente das exportações portuguesas de bens em 2022, com uma quota de 10,8% no total, ocupando a 2ª posição ao nível das importações (11,0%). Ao longo do período 2018-2022 verificou-se um crescimento médio anual das exportações de 6,8% e de 4,5% nas importações. Em 2022, a balança comercial de bens foi desfavorável a Portugal, tendo apresentado um défice superior a 3 milhões de euros.

No sentido de uniformizar a presença nacional neste evento e para consolidar a imagem nacional, a AEP articulou com as várias entidades portuguesas, também organizadoras de participações nacionais, a imagem global de Portugal, assente na marca HEALTH PORTUGAL.

A participação na Medica Düsseldorf 2023 é uma ação no âmbito do projeto BOW - Portugal Business On the Way 2023/2024 nº3321, promovido pela AEP para apoio à internacionalização das empresas portuguesas, submetida ao Aviso nº 04/SI/2022, Sistema de Incentivos à Internacionalização das PME - Projetos Conjuntos, Programa Internacionalizar 2030 e do mecanismo extraordinário de antecipação do Portugal 2030, com financiamento a 50% dos custos elegíveis.

Veja o comunicado de imprensa