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A promover componentes automóveis na Alemanha
AEP e AFIA com cinco empresas na IAA Mobility, em Munique

Um grupo de cinco empresas nacionais do setor de componentes automóveis apresenta os seus produtos na IAA Mobility, que acontece em Munique, de 4 a 8 de setembro, numa participação organizada pela AEP – Associação Empresarial de Portugal e a AFIA - Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel. 

Esta é a terceira vez que a AEP, em parceria com a AFIA, leva empresas portuguesas à IAA Mobility para dar a conhecer as competências da indústria portuguesa de componentes automóveis.

Além dos automóveis, toda a cadeia de mobilidade física e digital estará representada neste certame, que não é circunscrito ao recinto de feiras, desdobrando-se por vários locais da capital da Baviera, e este ano é focado na mobilidade inteligente, conectada, sustentável e as tecnologias que vão moldar a mobilidade no futuro. 

Com a AEP e a AFIA participam IAA Mobility as seguintes empresas:
No mercado alemão, a AEP já organizou diversas participações coletivas de empresas portuguesas em feiras dos setores alimentar (ANUGA), médico e hospitalar (MEDICA), componentes automóveis (IZB, IAA e GACS), construção e equipamentos (BAUMA e BAU), retalho (EUROSHOP), para além de diversas missões empresariais e outras iniciativas.

“A Alemanha é um país atrativo, mas muito exigente, por isso a AEP organiza participações regulares no mercado alemão há muitos anos e desde 2016 para o setor automóvel”, explica Luís Miguel Ribeiro, presidente do Conselho de Administração da AEP, acrescentando que “é um mercado que proporciona às empresas nacionais oportunidades de negócios, mas obriga a uma abordagem estruturada e é aqui que a AEP tem um papel importante no apoio à internacionalização das PME”. 

A Alemanha é umas das cinco maiores economias da União Europeia e o principal motor do seu crescimento económico. É a quinta maior economia a nível mundial e um dos mercados mais competitivos e industrializados. Com cerca de 82 milhões de consumidores, onde se destaca uma classe média/alta com um bom poder de compra, a Alemanha apresenta um nível do consumo interno elevado, que origina um desenvolvimento dinâmico da economia. Em 2022, a Alemanha foi o terceiro cliente das exportações portuguesas de bens, com uma quota total de 10,9%, ocupando a segunda posição ao nível das importações (11,2%). 

A participação na IAA Mobility faz parte do BOW - Portugal Business On the Way, o projeto da AEP de apoio à internacionalização das empresas portuguesas, desenvolvido no âmbito do PORTUGAL 2030 e COMPETE 2030 Sistema de Incentivos à Internacionalização das PME - Projetos Conjuntos, Programa Internacionalizar 2030 e do mecanismo extraordinário de antecipação do Portugal 2030.

Veja o comunicado de imprensa