Notícias

À procura de negócios na Ásia Central
AEP com três empresas em missão empresarial ao Cazaquistão e ao Uzbequistão

Entre 26 novembro e 2 dezembro, a AEP - Associação Empresarial de Portugal realiza uma missão empresarial ao Cazaquistão e ao Uzbequistão com três empresas portuguesas. São elas:
 
Esta é a sexta deslocação organizada pela AEP ao Cazaquistão (a primeira foi em 2014) e a quarta ao Uzbequistão (a primeira foi em 2017). 

Aproveitando a proximidade geográfica entre Almaty e Tashkent, durante a missão os participantes vão contactar com empresas locais, através de reuniões agendadas, e conhecer a realidade económica dos países com o objetivo de criar oportunidades de negócio em mercados recetivos aos produtos portugueses.

“Estabelecidas há várias décadas, as relações comerciais e económicas entre estes dois Estados e Portugal caracterizam-se pelo interesse que a comunidade empresarial nacional tem em entrar nos mercados da região da Ásia Central”, refere o presidente do Conselho de Administração da AEP, Luís Miguel Ribeiro, recordando que “apostados em estreitar relações comerciais com os países da UE, o Cazaquistão e o Uzbequistão oferecem benefícios fiscais e aduaneiros e um quadro de garantias legais e proteções para os investidores estrangeiros”.

O Uzbequistão e o Cazaquistão são hoje sinónimo de estabilidade política e social, desenvolvimento e confiança no futuro. São dois dos estados mais populosos e duas das maiores e mais diversificadas economias localizadas na Ásia Central.

O consumo interno apresenta um alto potencial de crescimento no que toca à procura e uma grande dependência das importações. As autoridades dos dois países incentivam a construção de habitação, os planos de desenvolvimento turístico, os projetos de parques tecnológicos, industriais e logísticos, a modernização da rede de transportes e dos parques hospitalar e educativo.

Esta missão empresarial ao Cazaquistão e ao Uzbequistão é uma ação no âmbito do projeto BOW - Portugal Business On the Way 2023/2024 nº3321, promovido pela AEP para apoio à internacionalização das empresas portuguesas, submetida ao Aviso nº 04/SI/2022, Sistema de Incentivos à Internacionalização das PME - Projetos Conjuntos, Programa Internacionalizar 2030 e do mecanismo extraordinário de antecipação do Portugal 2030, com financiamento a 50% dos custos elegíveis.

Descarregar  o comunicado de imprensa