Notícias

A construir negócios na Argélia
AEP com seis empresas portuguesas na BATIMATEC

Com o objetivo de apoiar as empresas nacionais no processo de diversificação de mercados, a AEP – Associação Empresarial de Portugal organiza e acompanha a participação de empresas portuguesas na BATIMATEC - Salon International du Bâtiment, des Materiaux de Construction et des Travaux Publics, a decorrer em Argel (Argélia) entre 5 e 9 de maio de 2024. 

Esta é a quinta participação consecutiva da AEP na BATIMATEC e conta com seis empresas que, durante cinco dias, apresentam os seus produtos no mais prestigiado certame da Argélia para a indústria da construção e materiais, rochas ornamentais, tecnologias e maquinarias, e uma oportunidade para alavancar negócios em mercados como Magreb, África e Médio Oriente. São elas:
  • ABILIO CARLOS PINTO FELGUEIRAS (Fabricação de máquinas para as indústrias extrativas e para a construção)
  • ARCEN ENGENHARIA (Fabricação de máquinas para as indústrias de materiais de construção, cerâmica e vidro)
  • DECORGESSO - FABRICO E INSTALAÇÃO DE TECTOS FALSOS (Comércio por grosso de materiais de construção (exceto madeira) e equipamento sanitário)
  • ILMAR - FÁBRICA DE MÁQUINAS PARA ARTIGOS DE CIMENTO (Fabricação de máquinas para as indústrias de materiais de construção, cerâmica e vidro)
  • METALCÉRTIMA (Fabricação de outras máquinas diversas para uso específico)
  • METALURGICA DO TÂMEGA (Fabricação de máquinas para as indústrias extrativas e para a construção)

Como refere o presidente do Conselho de Administração da AEP, Luís Miguel Ribeiro, “fora da área da energia, o governo argelino tem feito esforços para diversificar a economia, atraindo investimentos estrangeiros. Com o acompanhamento personalizado da AEP, esta é uma excelente ocasião para as empresas portuguesas consolidarem contactos, avaliarem as oportunidades que a região oferece, fazendo uma verdadeira prospeção de mercado”.

A Argélia é uma importante porta de entrada para os mercados do Magreb, África e Médio Oriente, o segundo país mais populoso do Norte de África e o maior em área, que tem registado um crescimento do PIB.

O setor das obras públicas é uma das principais áreas de desenvolvimento na Argélia e os planos estratégicos de investimento nas áreas da saúde, ambiente, turismo, agricultura, automóvel e energias renováveis podem abrir novas oportunidades de negócio para as empresas portuguesas.

A participação portuguesa na BATIMATEC 2024 é uma ação no âmbito do projeto BOW - Portugal Business On the Way 2023/2024 nº3321, promovido pela AEP para apoio à internacionalização das empresas portuguesas, submetida ao Aviso nº 04/SI/2022, Sistema de Incentivos à Internacionalização das PME - Projetos Conjuntos, Programa Internacionalizar 2030 e do mecanismo extraordinário de antecipação do Portugal 2030, com financiamento a 50% dos custos elegíveis.

Veja o comunicado de imprensa