Missão Empresarial à Geórgia e Arménia 2024

Em campanha
Missão Empresarial à Geórgia e Arménia 2024
Datas 16 a 22 de junho 2024
Local Tbilissi (Geórgia) e Yerevan (Arménia)
Preço Consulte as Condições de Participação.

Ação no âmbito do Projeto Bow 2023/2024 nº3321, submetida ao Aviso nº 04/SI/2022, Sistema de Incentivos à Internacionalização das PME - Projetos Conjuntos, Programa Internacionalizar 2030 e do mecanismo extraordinário de antecipação do Portugal 2030, com financiamento a 50% dos custos elegíveis.
Prazo de inscrição: até 15 de maio de 2024
Enquadramento
A AEP, com o objetivo de apoiar as empresas no seu processo de diversificação de mercados e conquista de quotas internacionais, está a organizar uma Missão Empresarial à Geórgia e à Arménia, dois países do Cáucaso Sul, uma “região de ponte” entre o Ocidente e o Oriente, de 16 a 22 de junho.

Pretende-se aproveitar a proximidade geográfica entre Tbilisi e Yerevan para facultar às empresas portuguesas o contacto com empresas locais compradoras/importadoras e outras entidades, através de reuniões previamente agendadas.

Porquê esta missão?
- Em 2023, a Arménia apresentou um crescimento económico de 8,7% sendo este valor de 7% para a Geórgia, o consumo per capita também tem crescido em ambos os mercados;

- Com a entrada em vigor, em 2015, da União Económica Euro-Asiática – UEEA (a maior associação económica integrada e o maior mercado do espaço pós-soviético), a Arménia assume-se também como uma importante plataforma para mercados com mais de 190 milhões de habitantes.

- Após anos contínuos de reformas, a Geórgia construiu um dos melhores ambientes para fazer negócios do mundo, com regras claras e segurança jurídica, que atraiu muitos investimentos externos, sendo expectável que o acordo de Livre Comércio com a União Europeia aumente a sua integração comercial.

- Existe potencial de cooperação entre a Arménia, a Geórgia e Portugal em áreas como a indústria automóvel, a construção, tecnologias de informação e comunicações, o turismo, atividades de investigação e desenvolvimento, bem como a produção de energia renovável ou a indústria de processamento de alimentos, entre outras.

- No último ano, as importações da Arménia e da Geórgia contabilizaram um aumento 40,2% e 14% respetivamente.

- Estes países são importadores de produtos como materiais de construção, máquinas para a agricultura e outras máquinas e equipamentos mecânicos e elétricos; peças de reposição para carros, pneus e produtos de cuidado automóvel, produtos químicos e farmacêuticos, estufas e alimentos para animais, eletrodomésticos, vestuário e calçado; plásticos, produtos químicos domésticos, produtos de alumínio, papel e cartão, fibras químicas, adubos, madeira, sabonetes e detergentes, ladrilhos cerâmicos, sal, têxteis-lar, artigos em pele, gorduras e óleos, carne, lacticínios, conservas, chocolate, etc.

Através da missão multissectorial apresentada, as empresas portuguesas terão a possibilidade de, in loco e com um acompanhamento personalizado, perceber as potencialidades que estes países proporcionam fazendo assim uma efetiva prospeção de mercado.

Não perca a oportunidade de participar nesta ação, desenvolvida no âmbito do PORTUGAL 2030 e COMPETE 2030 com financiamento a 50% dos custos elegíveis.


Saiba como participar
AEP - Associação Empresarial de Portugal
AEP Internacional

Diana Demídova | diana.demidova@aeportugal.pt
Gestora de Mercados Internacionais
Tel: + 351 229 981 777 (Chamada para a rede fixa nacional)
Tlm: +351 961 786 439 (Chamada para a rede móvel nacional)