
A AEP, através do seu Centro Qualifica, encontra-se a executar uma das prioridades do programa PESSOAS 2030, Mais e melhor inclusão de pessoas em risco ou em situação de exclusão social, promovendo ações de aprendizagem de língua portuguesa por cidadãos estrangeiros.
Estas ações visam contribuir para o acolhimento e inserção socioprofissional de imigrantes que se fixem em Portugal, bem como para a prevenção da sua discriminação em função da origem.
Os destinatários desta ações são cidadãos estrangeiros com situação regularizada, ou em processo de regularização em Portugal, com idade igual ou superior a 16 anos.
Com financiamento a 100%, são disponibilizados os percursos de curta e média duração do Catálogo Nacional de Qualificações de Português Língua de Acolhimento, de acordo como o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.
Percurso Utilizador Elementar (A1 + A2):
- UFCD 6452 – Eu e aminha rotina diária
- UFCD 6453 – Hábitos alimentares, cultura e lazer
- UFCD 6454 – O corpo humano, saúde e serviços
- UFCD 6455 – Eu e o mundo do trabalho
- UFDC 6456 – O meu passado e o meu presente
- UFCD 6457 – Comunicação e vida em sociedade
Percurso Utilizador Independente (B1 + B2):
- UFCD 6397UI – Eu, a sociedade e a cultura
- UFCD 6398UI – Eu e os outros
- UFCD 6399UI – Atualidade cultural
- UFCD 6400UI – Sociedade e projetos de vida
- UFDC 6401UI – Atualidades
Os cidadãos estrangeiros elegíveis terão também a possibilidade de participar em outras ações de imersão na língua portuguesa que contribuirão para a sua integração sociocultural, redução de desigualdades e melhoria das condições de trabalho.
Pode consultar a Ficha de Projeto desta medida aqui.
Quer saber mais sobre o programa?
Cecília Remoaldo
portugues@aeportugal.pt
+351 965 180 258 (chamada para rede móvel nacional)