ONLINE | Ferramentas e Estratégias para Inovar
Datas
24 e 26 de março de 2026
Local
Online
Horário
09:30 - 13:00
14:00 - 17:30
14:00 - 17:30
Duração
14 horas
Preço
Associado AEP: 198€
Outros: 220€
10% desconto grupo a partir de 3 inscrições
não acumula com outros descontos
Outros: 220€
10% desconto grupo a partir de 3 inscrições
não acumula com outros descontos
Enquadramento
A evolução da sociedade está a incentivar a criação de novos negócios, que devem apresentar um valor acrescentado coerente e eficiente, no sentido de permitir a sua sustentabilidade num mercado cada vez mais global.
A inovação é o motor da competitividade e uma condição fundamental à sustentabilidade das empresas e dos seus produtos/serviços. A introdução de conceitos diferenciadores e inovadores nos atuais modelos de negócio passa pela utilização de novas ferramentas e estratégias de atuação perante nichos de mercado específicos, onde os clientes são cada vez mais exigentes. A grande vantagem das empresas inovadoras é a capacidade de antecipar e gerir a mudança e a incerteza. No âmbito desta ação de formação, serão endogeneizadas metodologias, práticas e ferramentas, que permitam a uma organização trabalhar a Inovação de forma sistémica.
A inovação é o motor da competitividade e uma condição fundamental à sustentabilidade das empresas e dos seus produtos/serviços. A introdução de conceitos diferenciadores e inovadores nos atuais modelos de negócio passa pela utilização de novas ferramentas e estratégias de atuação perante nichos de mercado específicos, onde os clientes são cada vez mais exigentes. A grande vantagem das empresas inovadoras é a capacidade de antecipar e gerir a mudança e a incerteza. No âmbito desta ação de formação, serão endogeneizadas metodologias, práticas e ferramentas, que permitam a uma organização trabalhar a Inovação de forma sistémica.
Objetivos
No final da ação, os formandos vão ser capazes de:
- Descrever os princípios de gestão de inovação;
- Caracterizar o processo de gestão da inovação e as atividades de inovação;
- Utilizar ferramentas de autodiagnóstico e planeamento da inovação;
- Aplicar metodologias de gestão da inovação;
- Implementar metodologias para avaliar o impacto da inovação;
- Definir estratégias adequadas de proteção e valorização de resultados de projetos de I&D.
- Descrever os princípios de gestão de inovação;
- Caracterizar o processo de gestão da inovação e as atividades de inovação;
- Utilizar ferramentas de autodiagnóstico e planeamento da inovação;
- Aplicar metodologias de gestão da inovação;
- Implementar metodologias para avaliar o impacto da inovação;
- Definir estratégias adequadas de proteção e valorização de resultados de projetos de I&D.
Programa
- Princípios e ferramentas de apoio à gestão da inovação;
- Importância da inovação e da normalização;
- Estruturação de estratégias e ciclos de inovação;
- Metodologias para avaliar o impacto da inovação;
- Estratégias de proteção e valorização do conhecimento;
- Importância da inovação e da normalização;
- Estruturação de estratégias e ciclos de inovação;
- Metodologias para avaliar o impacto da inovação;
- Estratégias de proteção e valorização do conhecimento;
Metodologia
- Teórico-prática e com a participação ativa dos formandos em todas as atividades propostas;
- Discussão e análise de casos práticos.
- Discussão e análise de casos práticos.
Formadores
Filipe Soutinho
Licenciado e doutorado em Engenharia pela Universidade do Minho, onde realizou também o mestrado em design e marketing. Depois de ter trabalhado na indústria têxtil, passou 9 anos como investigador em vários projetos de transferência de tecnologia da Universidade do Minho, com várias empresas nacionais e internacionais. No trabalho como investigador, registou 5 patentes, publicou mais de 80 artigos científicos e 3 capítulos de livros.
Apresenta 20 anos de experiência nas áreas da Inovação e I&DT enquanto consultor, formador e palestrante nas áreas do: empreendedorismo, criatividade, gestão estratégica, inovação, sistemas de gestão e projetos de investimento/incentivos. Nas áreas referidas, ministrou mais de 2400 horas de formação em cerca de 70 entidades, desenvolveu mentorias em mais de 40 modelos de negócio que se transformaram em startups, implementou mais de 30 Sistemas de Gestão de Investigação desenvolvimento e inovação e estruturou e implementou já cerca 200 projetos de I&D. Foi promotor de vários projetos empresariais na área da Inovação, entre os quais: a IDT Consulting, CIMPA, SabSer e OMA. Foi diretor geral da TecMinho entre 2019 e 2021 e diretor do departamento de Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo.
É auditor Tecnológico e de Inovação e associado fundador da AFI – Associação para o Fomento da Inovação e da ASEE – Associação para a Sustentabilidade e Eficiência Energética. Atualmente, é consultor de estratégias de inovação em várias organizações
Licenciado e doutorado em Engenharia pela Universidade do Minho, onde realizou também o mestrado em design e marketing. Depois de ter trabalhado na indústria têxtil, passou 9 anos como investigador em vários projetos de transferência de tecnologia da Universidade do Minho, com várias empresas nacionais e internacionais. No trabalho como investigador, registou 5 patentes, publicou mais de 80 artigos científicos e 3 capítulos de livros.
Apresenta 20 anos de experiência nas áreas da Inovação e I&DT enquanto consultor, formador e palestrante nas áreas do: empreendedorismo, criatividade, gestão estratégica, inovação, sistemas de gestão e projetos de investimento/incentivos. Nas áreas referidas, ministrou mais de 2400 horas de formação em cerca de 70 entidades, desenvolveu mentorias em mais de 40 modelos de negócio que se transformaram em startups, implementou mais de 30 Sistemas de Gestão de Investigação desenvolvimento e inovação e estruturou e implementou já cerca 200 projetos de I&D. Foi promotor de vários projetos empresariais na área da Inovação, entre os quais: a IDT Consulting, CIMPA, SabSer e OMA. Foi diretor geral da TecMinho entre 2019 e 2021 e diretor do departamento de Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo.
É auditor Tecnológico e de Inovação e associado fundador da AFI – Associação para o Fomento da Inovação e da ASEE – Associação para a Sustentabilidade e Eficiência Energética. Atualmente, é consultor de estratégias de inovação em várias organizações
Destinatários
- Chefias de topo e intermédias de empresas
- Team-Leaders de equipas criativas
- Profissionais da área da inovação em empresas
- Outros profissionais com atividade na área da inovação empresarial
- Team-Leaders de equipas criativas
- Profissionais da área da inovação em empresas
- Outros profissionais com atividade na área da inovação empresarial
Condições de participação
As CONDIÇÕES GERAIS DE PARTICIPAÇÃO são aplicáveis às modalidades de formação presencial e online. A inscrição pressupõe o conhecimento e aceitação das Condições Gerais de Participação, disponíveis em:
https://aeportugal.pt/pt/condicoes-gerais-de-participacao
https://aeportugal.pt/pt/condicoes-gerais-de-participacao
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