B-LEARNING I Formação Pedagógica Inicial de Formadores
Datas
10, 17, 22, 23, 24, 30 de abril
2, 6, 8, 15, 17, 22, 29 de maio
5, 12, 17, 18, 19 de junho de 2024
2, 6, 8, 15, 17, 22, 29 de maio
5, 12, 17, 18, 19 de junho de 2024
Local
Sessões presenciais na AEP - Leça da Palmeira
Horário
Consultar Cronograma
Duração
90 horas
Preço
Associado AEP: 144€
Outros: 160€
10% desconto grupo a partir de 3 inscrições
não acumula com outros descontos
Outros: 160€
10% desconto grupo a partir de 3 inscrições
não acumula com outros descontos
Enquadramento
Este curso tem uma dupla finalidade, por um lado, ir ao encontro das necessidades do mercado de trabalho, certificando formadores capazes de se assumirem como atores conscientes e dinamizadores do seu papel no seio do Sistema de Formação Profissional e, por outro lado, incentivar a utilização das novas tecnologias, com recurso ao digital/e-learning.
A AEP aposta não só na qualidade dos conteúdos e dos conhecimentos a transmitir, como aproveita as potencialidades tecnológicas existentes para construir um curso mais interativo, dinâmico e motivante para os formandos.
Desta forma, o curso decorrerá na modalidade B-Learning, onde haverá sessões presenciais, sessões síncronas (chat) de aproximadamente uma hora e o restante tempo está previsto para aprendizagem assíncrona, em regime de autoestudo.
A AEP aposta não só na qualidade dos conteúdos e dos conhecimentos a transmitir, como aproveita as potencialidades tecnológicas existentes para construir um curso mais interativo, dinâmico e motivante para os formandos.
Desta forma, o curso decorrerá na modalidade B-Learning, onde haverá sessões presenciais, sessões síncronas (chat) de aproximadamente uma hora e o restante tempo está previsto para aprendizagem assíncrona, em regime de autoestudo.
Objetivos
A Formação Pedagógica Inicial de Formadores visa promover a aquisição, a atualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a sua prática profissional.
No final da ação, os formandos deverão ser capazes de:
- Caracterizar os sistemas de formação e o papel do formador
- Distinguir diferentes teorias, processos e fatores de aprendizagem
- Aplicar métodos e técnicas pedagógicas em contextos formativos distintos
- Animar um grupo de formação
- Operacionalizar um curso de formação
- Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada
- Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação
- Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto
No final da ação, os formandos deverão ser capazes de:
- Caracterizar os sistemas de formação e o papel do formador
- Distinguir diferentes teorias, processos e fatores de aprendizagem
- Aplicar métodos e técnicas pedagógicas em contextos formativos distintos
- Animar um grupo de formação
- Operacionalizar um curso de formação
- Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada
- Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação
- Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto
Cronograma
O curso vai decorrer nos dias:
10, 17, 22, 23, 24, 30 de abril
2, 6, 8, 15, 17, 22, 29 de maio
5, 12, 17, 18, 19 de junho de 2024
Horário
Sessões Presenciais:
19:00 - 21:00: 10, 30 de abril, 2, 8, 15, 22 de maio e 5 de junho
19:00 - 22:00: 24 de abril e 19 de junho
19:00 - 22:30: 22 e 23 de abril, 17 e 18 de junho
Sessões Síncronas:
19:00 - 20:00: 17 de abril, 29 de maio e 12 de junho
19:00 - 21:00: 6 e 17 de maio
10, 17, 22, 23, 24, 30 de abril
2, 6, 8, 15, 17, 22, 29 de maio
5, 12, 17, 18, 19 de junho de 2024
Horário
Sessões Presenciais:
19:00 - 21:00: 10, 30 de abril, 2, 8, 15, 22 de maio e 5 de junho
19:00 - 22:00: 24 de abril e 19 de junho
19:00 - 22:30: 22 e 23 de abril, 17 e 18 de junho
Sessões Síncronas:
19:00 - 20:00: 17 de abril, 29 de maio e 12 de junho
19:00 - 21:00: 6 e 17 de maio
Programa
MF1 - FORMADOR: SISTEMA, CONTEXTOS E PERFIL (10H)
SubM1.1 - Formador: Contextos de Intervenção
SubM1.2 - Aprendizagem, Criatividade e Empreendedorismo
MF2 – SIMULAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL (10H)
SubM2.1 - Preparação e Concretização das Simulações
SubM2.2 - Análise e Projeto de Melhoria
MF3 – COMUNICAÇÃO E DINAMIZAÇÃO DE GRUPOS EM FORMAÇÃO (10H)
SubM3.1 – Comunicação e Comportamento Relacional
SubM3.2 – Diversidade no Contexto de Formação
MF4 – METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS (10H)
SubM4.1 – Métodos e Técnicas Pedagógicas
SubM4.2 – Pedagogia e Aprendizagem Inclusiva e Diferenciada
MF5 – OPERACIONALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO: DO PLANO À ACÇÃO (10H)
SubM5.1 – Competências e Objetivos Operacionais
SubM5.2 – Desenho do Processo de Formação-Aprendizagem
MF6 – RECURSOS DIDÁTICOS E MULTIMÉDIA (10H)
SubM6.1 – Exploração de Recursos Didáticos
SubM6.2 – Construção de Apresentações Multimédia
MF7– PLATAFORMAS COLABORATIVAS E DE APRENDIZAGEM (10H)
SubM7.1 – Plataformas: Finalidades e Funcionalidades
SubM7.2 – Comunidades Virtuais de Aprendizagem
MF8 – AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO E DAS APRENDIZAGENS (10H)
SubM8.1 – Avaliação Quantitativa e Qualitativa
SubM8.2 – Avaliação: da Formação ao Contexto de Trabalho
MF9 – SIMULAÇÃO PEDAGÓGICA FINAL (10H)
SubM9.1 - Preparação e Concretização das Simulações
SubM9.2 - Análise e Prospetiva Técnico-Pedagógica
SubM1.1 - Formador: Contextos de Intervenção
SubM1.2 - Aprendizagem, Criatividade e Empreendedorismo
MF2 – SIMULAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL (10H)
SubM2.1 - Preparação e Concretização das Simulações
SubM2.2 - Análise e Projeto de Melhoria
MF3 – COMUNICAÇÃO E DINAMIZAÇÃO DE GRUPOS EM FORMAÇÃO (10H)
SubM3.1 – Comunicação e Comportamento Relacional
SubM3.2 – Diversidade no Contexto de Formação
MF4 – METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS (10H)
SubM4.1 – Métodos e Técnicas Pedagógicas
SubM4.2 – Pedagogia e Aprendizagem Inclusiva e Diferenciada
MF5 – OPERACIONALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO: DO PLANO À ACÇÃO (10H)
SubM5.1 – Competências e Objetivos Operacionais
SubM5.2 – Desenho do Processo de Formação-Aprendizagem
MF6 – RECURSOS DIDÁTICOS E MULTIMÉDIA (10H)
SubM6.1 – Exploração de Recursos Didáticos
SubM6.2 – Construção de Apresentações Multimédia
MF7– PLATAFORMAS COLABORATIVAS E DE APRENDIZAGEM (10H)
SubM7.1 – Plataformas: Finalidades e Funcionalidades
SubM7.2 – Comunidades Virtuais de Aprendizagem
MF8 – AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO E DAS APRENDIZAGENS (10H)
SubM8.1 – Avaliação Quantitativa e Qualitativa
SubM8.2 – Avaliação: da Formação ao Contexto de Trabalho
MF9 – SIMULAÇÃO PEDAGÓGICA FINAL (10H)
SubM9.1 - Preparação e Concretização das Simulações
SubM9.2 - Análise e Prospetiva Técnico-Pedagógica
Metodologia
Utilização conjugada de métodos adequados aos diferentes domínios do curso: cognitivo, psicomotor e comportamental.
Serão privilegiados os métodos ativos e demonstrativos, recorrendo a todos os instrumentos de formação síncrona e assíncrona que a plataforma disponibiliza, facultando apresentações multimédia, jogos pedagógicos, dramatizações e o estudo de casos práticos.
Caso seja necessário utilizar métodos e técnicas diferentes dos aqui descritos, a Coordenação Pedagógica e a Equipa de Formadores trabalharão essa questão, procurando sempre otimizar as metodologias às necessidades específicas dos participantes.
Serão privilegiados os métodos ativos e demonstrativos, recorrendo a todos os instrumentos de formação síncrona e assíncrona que a plataforma disponibiliza, facultando apresentações multimédia, jogos pedagógicos, dramatizações e o estudo de casos práticos.
Caso seja necessário utilizar métodos e técnicas diferentes dos aqui descritos, a Coordenação Pedagógica e a Equipa de Formadores trabalharão essa questão, procurando sempre otimizar as metodologias às necessidades específicas dos participantes.
Formadores
Diana Loureiro
- Licenciada e Mestre em Ciências da Educação
- Formadora de Formação de Formadores desde 2013, em todos os módulos
- Coordenadora Pedagógica nos mais diversos cursos da PSP, IMT, IEFP, Segurança e Higiene no Trabalho e Formação Modular, presencial e a distância
- Mentora do curso e-formador.
Márcia Paiva
- Licenciatura e Mestrado em Psicologia. Membro da Ordem dos Psicólogos.
- Curso de e-Formadores
- Curso de Gestão e Organização da Formação
- Formadora de Formação Pedagógica Inicial de Formadores em todos os módulos desde 2017, em regime presencial e b-learning.
- Divide a sua atividade profissional entre a Psicologia Clínica e a Formação de Adultos.
- Licenciada e Mestre em Ciências da Educação
- Formadora de Formação de Formadores desde 2013, em todos os módulos
- Coordenadora Pedagógica nos mais diversos cursos da PSP, IMT, IEFP, Segurança e Higiene no Trabalho e Formação Modular, presencial e a distância
- Mentora do curso e-formador.
Márcia Paiva
- Licenciatura e Mestrado em Psicologia. Membro da Ordem dos Psicólogos.
- Curso de e-Formadores
- Curso de Gestão e Organização da Formação
- Formadora de Formação Pedagógica Inicial de Formadores em todos os módulos desde 2017, em regime presencial e b-learning.
- Divide a sua atividade profissional entre a Psicologia Clínica e a Formação de Adultos.
Destinatários
Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores é dirigido a indivíduos que pretendam adquirir o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) para exercer a atividade de formador.
As condições de acesso ao Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores são:
- Deve ter preferencialmente uma qualificação de nível superior
- Não pode ter qualificações inferiores ao 9º ano de escolaridade
- Quando o participante não tem uma qualificação de nível superior, deve ser anexada uma declaração, assinada pelo próprio, a confirmar que tem, pelo menos, 5 anos de experiência profissional.
As condições de acesso ao Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores são:
- Deve ter preferencialmente uma qualificação de nível superior
- Não pode ter qualificações inferiores ao 9º ano de escolaridade
- Quando o participante não tem uma qualificação de nível superior, deve ser anexada uma declaração, assinada pelo próprio, a confirmar que tem, pelo menos, 5 anos de experiência profissional.
Condições de participação
O/A formando/a está sujeito a atividades e testes de avaliação obrigatórias com prazos definidos, de modo a que o/a formando/a “não se perca” no seu percurso de aprendizagem.
O curso tem associado um cronograma, servindo de orientação e guia ao/à formando/a para exploração dos conteúdos. A duração diária máxima para as sessões online é de duas horas e para as sessões síncronas é de uma hora, recorrendo à plataforma Moodle.
O prazo de resposta do/a tutor/a às questões colocadas pelo/a formando/a é de 24h a 48h e de 3 dias úteis para envio das correções e análise dos exercícios/testes de avaliação realizados.
O curso tem uma duração de referência mínima de 90 horas para 12 participantes. A partir dos 12 participantes, por cada elemento a mais, deve prever-se um acréscimo de 2 horas, 1 hora no Módulo 2 – Simulação Pedagógica Inicial e outra no Módulo 9 – Simulação Pedagógica Final.
As CONDIÇÕES GERAIS DE PARTICIPAÇÃO são aplicáveis às modalidades de formação presencial e online.
A inscrição pressupõe o conhecimento e aceitação das Condições Gerais de Participação, disponíveis em:
https://aeportugal.pt/pt/condicoes-gerais-de-participacao
O curso tem associado um cronograma, servindo de orientação e guia ao/à formando/a para exploração dos conteúdos. A duração diária máxima para as sessões online é de duas horas e para as sessões síncronas é de uma hora, recorrendo à plataforma Moodle.
O prazo de resposta do/a tutor/a às questões colocadas pelo/a formando/a é de 24h a 48h e de 3 dias úteis para envio das correções e análise dos exercícios/testes de avaliação realizados.
O curso tem uma duração de referência mínima de 90 horas para 12 participantes. A partir dos 12 participantes, por cada elemento a mais, deve prever-se um acréscimo de 2 horas, 1 hora no Módulo 2 – Simulação Pedagógica Inicial e outra no Módulo 9 – Simulação Pedagógica Final.
As CONDIÇÕES GERAIS DE PARTICIPAÇÃO são aplicáveis às modalidades de formação presencial e online.
A inscrição pressupõe o conhecimento e aceitação das Condições Gerais de Participação, disponíveis em:
https://aeportugal.pt/pt/condicoes-gerais-de-participacao