PRESENCIAL | Gerir Conflitos com Inteligência Emocional

PRESENCIAL | Gerir Conflitos com Inteligência Emocional
Datas 3, 5 e 12 de junho de 2025
Local Leça da Palmeira, Porto
Horário 09:00 - 13:00
Duração 12 horas
Preço Associado AEP: 180€
Outros: 200€

10% desconto grupo a partir de 3 inscrições

não acumula com outros descontos
Uma das dimensões do Trabalho Digno passa pela promoção de ambientes de trabalho seguros e protegidos. A segurança repercute-se em várias vertentes, sendo uma delas o relacionamento interpessoal saudável dentro das organizações. Mas as interações no ambiente de trabalho mostram, frequentemente, interesses e necessidades opostos, fazendo emergir o conflito, quer este ocorra dentro da equipa ou entre equipas. Assim sendo, não é fácil atingir o equilíbrio cognitivo e emocional sem estar dotado de sólidas competências de gestão de conflitos, as quais contribuem para melhorar a aprendizagem e a eficácia da organização.

A empatia, o autocontrolo, o foco em objetivos organizacionais, a assertividade e a escuta ativa são competências de Inteligência Emocional que muito contribuem para uma gestão eficaz de conflitos e para a consecução de níveis de elevados de segurança psicossocial no trabalho.
No final da ação, os formandos vão ser capazes de:
 
  • Identificar estilos eficazes para a gestão de conflitos.
  • Adotar táticas de negociação para atingir benefícios mútuos.
  • Identificar as necessidades da contraparte em situações de divergência.
  • Mostrar autocontrolo emocional em contextos de conflitualidade.
  • Comunicar utilizando a escuta ativa.
  • Exibir comportamentos assertivos em situações de conflito intraequipa e interequipas.
  • Intervir como mediador de conflitos no exercício da função de liderança de equipas.
1 – Natureza do Conflito Organizacional

1.1. Efeitos negativos e positivos da conflituosidade dentro da empresa
1.2. Motivos de conflito na equipa de trabalho
1.3. Estilos de gestão dos conflitos
1.4. Mediação de conflitos


2 – A Inteligência Emocional na Gestão de Conflitos

2.1. Autocontrolo e Empatia em cenários de divergência
2.2. Escuta Ativa. Saber reformular o pensamento do opositor
2.3. O comportamento assertivo e o foco nos objetivos da organização
2.4. Etapas da negociação
Serão adotados métodos ativos que requerem a participação direta dos formandos em role-playings, simulações e estudos de caso em formato grupal.

Metodologia de avaliação baseada na autoavaliação e heteroavaliação comportamentais, a terem lugar na sequência da realização dos exercícios práticos.
Celso Alves Pais é doutorado em Psicologia do Trabalho e das Organizações e Mestre em Psicologia Social. Realizou o programa de Pós-doutoramento intitulado “Macroequipa, Microequipas e Liderança em organizações do Terceiro Setor Português”. Lecionou no Instituto Superior Miguel Torga (Coimbra). Docente convidado da Universidade Católica do Porto.
É investigador do Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras do Porto, integrando o grupo TEPO (Trabalho, Emprego, Profissões e Organizações).
Desde 1984 tem vindo a exercer a atividade de formador nas seguintes áreas: Liderança de Equipas de Trabalho, Condução de Reuniões, Avaliação de Desempenho, Trabalho em Equipa, Assertividade na Empresa, Gestão de Conflitos, Inteligência Emocional, Gestão do Tempo, Coaching para Chefias Intermédias, e Atendimento a Clientes. Foi Gestor de Equipas de Restauração e Diretor de Recursos Humanos duma fábrica da indústria têxtil. É autor de vários artigos científicos sobre as temáticas do Comportamento Organizacional, e autor do livro intitulado “Grupos de Trabalho Autónomos em Contexto Fabril. Empoderamento e Democraticidade”.
  • Chefias Intermédias
  • Chefias Operacionais
  • Colaboradores sem funções de chefia
As CONDIÇÕES GERAIS DE PARTICIPAÇÃO são aplicáveis às modalidades de formação presencial e online. A inscrição pressupõe o conhecimento e aceitação das Condições Gerais de Participação, disponíveis em: 
https://aeportugal.pt/pt/condicoes-gerais-de-participacao