PRESENCIAL | Liderança e Gestão de Equipas

Datas
6, 8, 13 e 15 de maio de 2025
Local
Leça da Palmeira, Porto
Horário
09:00 - 13:00
Duração
16 horas
Preço
Associado AEP: 225€
Outros: 250€
10% desconto grupo a partir de 3 inscrições
não acumula com outros descontos
Outros: 250€
10% desconto grupo a partir de 3 inscrições
não acumula com outros descontos
Enquadramento
Nos tempos atuais, ganha cada vez mais relevância a aquisição de competências de liderança que promovem a eficácia e a eficiência dos grupos de trabalho, e também a manutenção do bem-estar psicossocial dos colaboradores. Torna-se premente induzir as chefias de equipa para a prática quotidiana de condutas de coaching, acompanhando gradualmente o progresso profissional dos team members. É ainda necessário que os líderes estejam treinados para gerir conflitos com base na consecução de compromissos. Para atingir este propósito, a liderança situacional, fundamentada na utilização de estilos de liderança diversificados, constitui a pedra angular do processo de mudança que é próprio das empresas dinâmicas e competitivas.
Objetivos
No final da ação, os participantes deverão ser capazes de:
- Adotar competências de liderança baseadas na aplicação de estilos que geram impacto emocional positivo nos elementos da equipa de trabalho.
- Interpretar situações propícias à demonstração de flexibilidade de estilos de liderança.
- Comunicar sem ruído em todos os fluxos de interação do líder com os membros da sua equipa.
- Alcançar compromissos numa lógica de negociação, quando se enfrentam situações de gestão e mediação de conflitos
- Gerir coletivos de trabalho mantendo sempre o foco na consecução de objetivos.
- Adotar estratégias de avaliação de desempenho tendentes ao feedback contínuo.
- Adquirir competências de avaliação construtiva do desempenho dos colaboradores, lançando mão de ferramentas de coaching.
- Elaborar um plano de coaching contemplando todas as fases e prevendo a realização de pontos de situação
- Adotar competências de liderança baseadas na aplicação de estilos que geram impacto emocional positivo nos elementos da equipa de trabalho.
- Interpretar situações propícias à demonstração de flexibilidade de estilos de liderança.
- Comunicar sem ruído em todos os fluxos de interação do líder com os membros da sua equipa.
- Alcançar compromissos numa lógica de negociação, quando se enfrentam situações de gestão e mediação de conflitos
- Gerir coletivos de trabalho mantendo sempre o foco na consecução de objetivos.
- Adotar estratégias de avaliação de desempenho tendentes ao feedback contínuo.
- Adquirir competências de avaliação construtiva do desempenho dos colaboradores, lançando mão de ferramentas de coaching.
- Elaborar um plano de coaching contemplando todas as fases e prevendo a realização de pontos de situação
Programa
1. LIDERANÇA SITUACIONAL E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
• O caminho de Chefe a Líder
• Conciliação das funções clássicas da gestão com uma postura de líder
• Liderar em função da situação específica e da personalidade de cada indivíduo
• Modelo de Liderança de McClelland / Goleman
• Influência da Inteligência Emocional nos atos de liderança
2. GESTÃO DE CONFLITOS
• Tipos de conflitos nos grupos de trabalho
• Modelo de Gestão de Conflitos de Rahim e Bonoma
• Como alcançar compromissos
• O líder enquanto mediador de conflitos
3. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E COACHING
• Tipos de competências a avaliar
• Indicadores de desempenho
• Como dar feedback construtivo em situações de fraca performance
• A técnica de feedforward
• O Plano de Coaching e o acompanhamento do colaborador
• O caminho de Chefe a Líder
• Conciliação das funções clássicas da gestão com uma postura de líder
• Liderar em função da situação específica e da personalidade de cada indivíduo
• Modelo de Liderança de McClelland / Goleman
• Influência da Inteligência Emocional nos atos de liderança
2. GESTÃO DE CONFLITOS
• Tipos de conflitos nos grupos de trabalho
• Modelo de Gestão de Conflitos de Rahim e Bonoma
• Como alcançar compromissos
• O líder enquanto mediador de conflitos
3. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E COACHING
• Tipos de competências a avaliar
• Indicadores de desempenho
• Como dar feedback construtivo em situações de fraca performance
• A técnica de feedforward
• O Plano de Coaching e o acompanhamento do colaborador
Metodologia
Dinâmicas grupais baseadas no estudo de casos empresariais; role-playing; debate intergrupal sobre o contexto da liderança eficaz nas organizações.
Avaliação de cariz formativo com retroação de resultados individuais e grupais feita no final de cada exercício prático.
Avaliação de cariz formativo com retroação de resultados individuais e grupais feita no final de cada exercício prático.
Formadores
Celso Alves Pais é doutorado em Psicologia do Trabalho e das Organizações e Mestre em Psicologia Social. Realizou o programa de Pós-doutoramento intitulado “Macroequipa, microequipas e liderança em organizações do terceiro setor português”. Lecionou no Instituto Superior Miguel Torga (Coimbra). É docente convidado da Universidade Católica do Porto. Desde 1984 tem vido a exercer a atividade de formador de ativos nas seguintes áreas: Liderança de Equipas de Trabalho, Condução de Reuniões, Gestão de Conflitos, Avaliação do Desempenho, Trabalho em Equipa, Assertividade na Empresa, Inteligência Emocional, Gestão do Tempo, Coaching para Chefias Intermédias, e Atendimento a Clientes. Foi Gestor de Equipas de Restauração e Diretor de Recursos Humanos duma fábrica da indústria têxtil. É autor de vários artigos científicos sobre as temáticas do Comportamento Organizacional e autor do livro intitulado “Grupos de Trabalho Autónomos em Contexto Fabril. Empoderamento e Democraticidade”.
Destinatários
- Team Leaders
- Gestores de Projetos
- Supervisores
- Responsáveis Departamentais
- Gestores de Projetos
- Supervisores
- Responsáveis Departamentais
Condições de participação
As CONDIÇÕES GERAIS DE PARTICIPAÇÃO são aplicáveis às modalidades de formação presencial e online. A inscrição pressupõe o conhecimento e aceitação das Condições Gerais de Participação, disponíveis em:
https://aeportugal.pt/pt/condicoes-gerais-de-participacao
https://aeportugal.pt/pt/condicoes-gerais-de-participacao
Outras sugestões
PRESENCIAL | Técnicas de Coaching na Avaliação de Desempenho
20, 22, 27 e 29 de maio de 2025
PRESENCIAL | Gerir Conflitos com Inteligência Emocional
3, 5 e 12 de junho de 2025