ONLINE | Design Thinking
Datas
18, 20, 25 e 27 de novembro de 2024
Local
Online
Horário
09:00 - 13:00
Duração
16 horas
Preço
Associado AEP: 198€
Outros: 220€
10% desconto grupo a partir de 3 inscrições
não acumula com outros descontos
Outros: 220€
10% desconto grupo a partir de 3 inscrições
não acumula com outros descontos
Enquadramento
A complexidade dos desafios que atualmente enfrentamos exige uma aposta em abordagens criativas que gerem soluções altamente inovadoras e focadas nas necessidades do ser humano. A metodologia Design Thinking, uma abordagem colaborativa para lidar com problemas complexos, foca-se na empatia, colaboração e experimentação para estruturar pensamento criativo, visando priorizar o que realmente é valioso para uma organização. Através de ferramentas que desenvolvem uma cultura de inovação e da criação de comunidades de aprendizagem, abre-se espaço para a partilha, geração de ideias e cocriação de soluções inovadoras e human-centered.
Venha saber como resolver problemas de forma inovadora e prática através do Design Thinking.
Invista nas competências da sua equipa e aproveite os 10% desconto grupo. Contacte-nos para mais informação.
Venha saber como resolver problemas de forma inovadora e prática através do Design Thinking.
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Objetivos
Com este curso pretendemos melhorar conhecimentos/competências que possibilitem aos formandos:
• Utilizar o Design Thinking enquanto metodologia para transformar desafios difíceis em oportunidades inovadoras, conseguindo assim alcançar impactos significativos nas pessoas e no desenvolvimento organizacional;
• Trazer para o seu dia-a-dia novas formas de pensar, discutir e desenvolver produtos, serviços ou soluções focadas nas necessidades das pessoas;
• Desenvolver competências de inovação e gestão da mudança, propiciadoras de conhecimentos, aptidões e atitudes ajustados a processos de dinamização e modernização.
Objetivos específicos:
• Identificar os fundamentos do Design Thinking;
• Implementar processos de inovação nas organizações, transformando desafios difíceis em oportunidades através do Design Thinking;
• Aplicar métodos e técnicas do Design Thinking para desenvolvimento da capacidade criativa individual e coletiva, assumindo uma cultura de inovação;
• Trabalhar em equipa de forma colaborativa;
• Estabelecer empatia com os destinatários das soluções criativas;
• Utilizar o Design Thinking enquanto metodologia para transformar desafios difíceis em oportunidades inovadoras, conseguindo assim alcançar impactos significativos nas pessoas e no desenvolvimento organizacional;
• Trazer para o seu dia-a-dia novas formas de pensar, discutir e desenvolver produtos, serviços ou soluções focadas nas necessidades das pessoas;
• Desenvolver competências de inovação e gestão da mudança, propiciadoras de conhecimentos, aptidões e atitudes ajustados a processos de dinamização e modernização.
Objetivos específicos:
• Identificar os fundamentos do Design Thinking;
• Implementar processos de inovação nas organizações, transformando desafios difíceis em oportunidades através do Design Thinking;
• Aplicar métodos e técnicas do Design Thinking para desenvolvimento da capacidade criativa individual e coletiva, assumindo uma cultura de inovação;
• Trabalhar em equipa de forma colaborativa;
• Estabelecer empatia com os destinatários das soluções criativas;
Programa
- Contexto, Enquadramento e Transformações Societais
- Fundamentos do Design Thinking
- Aplicação do Design Thinking como estrutura criativa para a inovação
- As fases do processo de Design Thinking: 1. Empatia | 2. Definição | 3. Ideação | 4. Protótipo | 5. Testes
1. Empatia: Inspiração (casos de sucesso); entrevistas; benchmarking lateral; 5 Porquês
2. Definição: reenquadramento do desafio (descoberta de um novo ângulo de abordagem); foco; diagnóstico do problema; personas; mapa jornada do utilizador; storytelling
3. Ideação: geração de Ideias – brainstorming e brainwalking; desenvolvimento de conceitos - napkin pitch; co-criação; priorizar ideias a implementar.
4. Protótipo: experimentação; prototipagem-rápida; storyboard – comunicar a ideia
5. Testes: para aprender com o feedback e redefinir a solução; AB Testing; definição de métricas
- Síntese & reflexão individual / em grupos
- Avaliação e encerramento
- Fundamentos do Design Thinking
- Aplicação do Design Thinking como estrutura criativa para a inovação
- As fases do processo de Design Thinking: 1. Empatia | 2. Definição | 3. Ideação | 4. Protótipo | 5. Testes
1. Empatia: Inspiração (casos de sucesso); entrevistas; benchmarking lateral; 5 Porquês
2. Definição: reenquadramento do desafio (descoberta de um novo ângulo de abordagem); foco; diagnóstico do problema; personas; mapa jornada do utilizador; storytelling
3. Ideação: geração de Ideias – brainstorming e brainwalking; desenvolvimento de conceitos - napkin pitch; co-criação; priorizar ideias a implementar.
4. Protótipo: experimentação; prototipagem-rápida; storyboard – comunicar a ideia
5. Testes: para aprender com o feedback e redefinir a solução; AB Testing; definição de métricas
- Síntese & reflexão individual / em grupos
- Avaliação e encerramento
Metodologia
- Destacamos a discussão de temas específicos relacionados com as áreas dos participantes, bem como a discussão e análise de casos práticos, fomentando a participação ativa dos formandos em todas as atividades propostas.
• Método Expositivo – conceitos & ideias chave
• Método Interrogativo – debates & partilhas
• Método Demonstrativo – experiências & exemplos
• Método Ativo – brainstorming, trabalhos em grupo
- Assistência e participação mínima obrigatória a 80% da duração
- Avaliação: Contínua, Qualitativa e Sumativa (breve questionário no final)
• Método Expositivo – conceitos & ideias chave
• Método Interrogativo – debates & partilhas
• Método Demonstrativo – experiências & exemplos
• Método Ativo – brainstorming, trabalhos em grupo
- Assistência e participação mínima obrigatória a 80% da duração
- Avaliação: Contínua, Qualitativa e Sumativa (breve questionário no final)
Formadores
Cristina Ferreira dos Santos
Profissional de Marketing, espírito empreendedor, flexível e atitude resiliente; honestidade, responsabilidade e integridade. Sólida experiência em FMCG (Grande Consumo) e Canal Farmácia, em ambiente multinacional (Henkel/ RB/ GSK), em Portugal e Espanha (e EUA, indústria automóvel). Gosto e orientação ao trabalho em equipa, com domínio de ferramentas de gestão de projetos: desde lançamentos de produtos à definição estratégica dos planos de marketing e implementação tática, orientada para o digital; espírito analítico e expositivo ao serviço de apresentações internas ou externas. Formadora profissional em áreas de gestão & marketing. Fundadora do projeto Lado BOM (cooperativa de solidariedade social) em Maio 2022, visando contribuir para uma sociedade sénior mais digna e feliz; promovendo e gerindo ecossistemas urbanos de bem-estar, entreajuda & partilha inter-geracional. Colaboração em projetos de Consultoria e Avaliação de Impacto junto a entidades da economia social.
Profissional de Marketing, espírito empreendedor, flexível e atitude resiliente; honestidade, responsabilidade e integridade. Sólida experiência em FMCG (Grande Consumo) e Canal Farmácia, em ambiente multinacional (Henkel/ RB/ GSK), em Portugal e Espanha (e EUA, indústria automóvel). Gosto e orientação ao trabalho em equipa, com domínio de ferramentas de gestão de projetos: desde lançamentos de produtos à definição estratégica dos planos de marketing e implementação tática, orientada para o digital; espírito analítico e expositivo ao serviço de apresentações internas ou externas. Formadora profissional em áreas de gestão & marketing. Fundadora do projeto Lado BOM (cooperativa de solidariedade social) em Maio 2022, visando contribuir para uma sociedade sénior mais digna e feliz; promovendo e gerindo ecossistemas urbanos de bem-estar, entreajuda & partilha inter-geracional. Colaboração em projetos de Consultoria e Avaliação de Impacto junto a entidades da economia social.
Destinatários
Profissionais que pretendam adotar uma abordagem colaborativa, human-centered e criativa na definição e resolução de problemas no seu dia-a-dia.
Condições de participação
As CONDIÇÕES GERAIS DE PARTICIPAÇÃO são aplicáveis às modalidades de formação presencial e online.
A inscrição pressupõe o conhecimento e aceitação das Condições Gerais de Participação, disponíveis em:
https://aeportugal.pt/pt/condicoes-gerais-de-participacao
A inscrição pressupõe o conhecimento e aceitação das Condições Gerais de Participação, disponíveis em:
https://aeportugal.pt/pt/condicoes-gerais-de-participacao