AEP no apoio à internacionalização das empresas portuguesas
A Internacionalização empresarial é o principal caminho para as PME crescerem, diversificarem mercados e criarem novas oportunidades e por isso uma área de intervenção para a qual a AEP tem vindo a canalizar os seus esforços, consciente do seu papel junto do tecido empresarial português. Desde 1990, ano em que deu início, de uma forma sistemática, à realização de ações de internacionalização, a AEP já organizou, individualmente ou através de parcerias com outras entidades, mais de 500 ações em mercados externos.
A intervenção da AEP assenta em três conceitos-base:
Credibilidade junto das entidades oficiais portuguesas com as quais a AEP sempre tem mantido um estreito relacionamento (Ministério da Economia, AICEP, IAPMEI, Embaixadas, etc.);
Reconhecimento junto das entidades oficiais e das associações estrangeiras com as quais tem trabalhado e que têm revelado satisfação na sua relação com a AEP.
Fidelização das empresas portuguesas que serve e das empresas locais em cada um dos mercados externos abordados.
Tipologia:
Ações de promoção externa: missões empresariais (setoriais ou multissetoriais); participações coletivas em feiras internacionais; mostras temporárias de produtos (market weeks); mostras permanentes de produtos (showrooms), com apoio personalizado às empresas participantes
Acolhimento de missões e parcerias estratégicas internacionais.
Realização de estudos setoriais e de mercado.
Serviços de informação e divulgação
Consultoria para a Internacionalização
BOW – Portugal Business On the Way
Projeto conjunto de apoio às PME com 50% de financiamento nas ações de internacionalização que inclui:
Organização de ações de promoção externa nos mercados externos – Feiras, Missões e Missões inversas
Mentoring empresarial
Informação de mercados internacionais
Workshops temáticos, seminários e fóruns de negócios
Revista BOW com edição trimestral sobre temáticas de internacionalização
Consultoria especializada
Plataforma BOW – www.portugalbusinessontheway.com, onde encontrará boas práticas, informação sobre mercados externos, o Trade Monitor, estudos sobre temáticas de internacionalização, oportunidades de business matching e uma área reservada a tenders internacionais destinada à divulgação de concursos ou consultas no mercado externo entre outras funcionalidades.
Um projeto com o qual a AEP se propõe a reforçar a internacionalização das PME das fileiras Agroalimentar, Casa, Infraestruturas (Água e Energia) e Materiais de Construção, nos mercados do Japão, Coreia do Sul e China, identificando oportunidades e constrangimentos de acesso e disseminação de ferramentas que permitam a sua capacitação, com o intuito de aumentar as exportações e promover a imagem de Portugal.
O Gabinete de Apoio à Internacionalização da AEP disponibiliza serviços, espaço e tecnologia de ponta para apoiar a sua empresa passo a passo no processo de internacionalização, a saber:
Projeto que visa reforçar a capacitação das PME para competir internacionalmente, através da cooperação interempresarial e intersectorial, promovendo o relacionamento com compradores à escala global os seguintes canais:
Canal Contract
Canal do Retalho Alimentar
Canal das Grandes Obras
Disponibiliza:
Estudos e market intelligence internacional sobre cada canal objeto de intervenção
Estudo sobre sistemas avançados de logística, para dinamização e otimização desta função por canal de compra
Ferramenta de autodiagnóstico de potencial de internacionalização
Cooperação transfronteiriça para promoção das exportações e aumento da competitividade das empresas da euro-região.
INTERREG
ECICII +
Pretende fortalecer a capacidade de internacionalização das PME da Euro região através da intensificação da cooperação transfronteiriça e do aproveitamento das sinergias da experiência galega e do norte de Portugal, apostando também na experimentação com modelos de internacionalização multissetorial. ECICII+ está dirigido a setores estratégicos como o agroalimentar, canal contract e serviços intensivos em conhecimento.
INTERNOVAMARKET-FOOD
Visa dotar as empresas agroalimentares da euro região dos conhecimentos, habilitações, técnicas e instrumentos básicos necessários para que possam crescer rapidamente mediante a melhoria da sua internacionalização, inovação tecnológica e capacidade de marketing. Estrutura os seus serviços à volta de 3 grandes áreas:
INTER-EXPORT PLUS – posicionamento dos produtos transfronteiriços para a sua internacionalização
INNOVA PLUS – Aceleração da inovação tecnológica para competir com garantias
MARKET PLUS – Estratégias de marketing para o fomento da competitividade empresarial.
CoLogistics
O Projeto CoLogistics – Projeto Estrutura de Colaboração Logística na Eurorregião, é um projeto transfronteiriço aprovado no âmbito do Programa Operativo Cooperação Transfronteiriça España-Portugal – POCTEP/INTERREG V.
CoLogistics pretende melhorar a competitividade das PME da Eurorregião (Galiza e Norte de Portugal), através do desenvolvimento e implementação de novos modelos empresariais para as PME, em particular para a sua internacionalização, bem como contribuir para o aumento do volume de exportações da Eurorregião, através da melhoria do desempenho da função logística dos setores primários e industriais mais relevantes.
Pretende ainda melhorar a competitividade de todos os componentes da função logística: empresas competidoras de serviços de transporte, empresas logísticas, gestores de infraestruturas e policy makers, beneficiando mais de cento e vinte atores relevantes.
O projeto pretende apoiar a internacionalização das PME com base em ferramentas digitais, identificando oportunidades e constrangimentos de acesso aos mercados internacionais, capacitando e disseminando ferramentas que permitam aumentar as exportações e melhorar a promoção da imagem portuguesa nos mercados externos.
Disponibilizará:
Estudo de mercado consumo online - Tecnologias e Tendências e seminário de apresentação de resultados
4 Programas de Capacitação “Internacionalizar com o digital” com oradores estrangeiros em 4 locais do território nacional.
E-books sobre Estratégia para a Internacionalização Digital
Índice Benchmarking e ferramenta de autodiagnostico de avaliação da maturidade digital das empresas para a internacionalização
A Enterprise Europe Network é a maior rede do mundo de apoio às PME e startups com potencial de crescimento. Criada pela Comissão Europeia, a Network conta atualmente com 605 entidades parceiras em mais de 65 países, reunindo cerca de três mil especialistas locais.