Envolvente Empresarial - Newsletter

Newsletter Envolvente Empresarial - janeiro 2022

Newsletter Envolvente Empresarial - janeiro 2022

A Envolvente Empresarial - Síntese de Conjuntura de janeiro mostra um andamento globalmente positivo da atividade, mas com sinais de que o impulso mecânico de recuperação face à forte queda em 2020 se começa a esgotar. Tal significa que a confiança terá um papel ainda mais importante daqui para a frente e os últimos dados mostram alguma correção em baixa.

Em Portugal, as condições de estabilidade política que surgiram das eleições poderão alavancar a confiança dos agentes económicos e a atividade, assim sejam aproveitadas para uma implementação rápida, transparente e eficiente dos fundos europeus, com orientação para a competitividade das empresas, e a adoção de reformas potenciadoras do crescimento.

Na frente sanitária, os indicadores mais recentes em Portugal e no resto da Europa sugerem a passagem gradual para a situação de endemia, permitindo um alívio progressivo das restrições, o que, a confirmar-se, é muito positivo para o sentimento económico.

Contudo, as boas notícias parecem parar por aqui e os riscos começam a avolumar-se.

No final de janeiro, o FMI reviu em baixa significativa a previsão de crescimento da economia mundial em 2022 (-0,5 p.p., para 4,4%, após um crescimento de 5,9% em 2021) e, apesar de uma melhoria ligeira no valor de 2023 (0,2 p.p., para 3,8%), a tendência é de abrandamento. Na Área Euro, as maiores revisões em baixa ao crescimento em 2022 nas principais economias (não há dados para Portugal) ocorreram na Alemanha (-0,8 p.p., para 3,8%) e Espanha (-0,6 p.p., para 5,8%), os nossos dois principais parceiros comerciais.   
 
As tensões entre a Rússia e a Ucrânia têm escalado os preços da energia e contribuem para a subida da inflação na Europa, além das perturbações da oferta devido à pandemia, que persistem. Embora o BCE mantenha que não irá subir as suas taxas de referência proximamente, as taxas de juro já começaram a subir nos vários mercados, incluindo a yield soberana de Portugal a 10 anos, que atingiu recentemente um máximo de nove meses, já próximo de 1%, um movimento que, a prosseguir, irá aumentar os encargos com juros da dívida pública e reduzir a margem orçamental do novo Governo.

A “Envolvente Empresarial - Síntese de Conjuntura” é uma publicação mensal com os principais dados e indicadores relativos à atividade económica, desenvolvida conjuntamente pela AEP, AIP e CIP. Inclui duas separatas de indicadores, uma para Portugal e outra para a Área Euro.
Download dos artigos Separata de indicadores PT Separata de indicadores Área Euro