ONLINE I Controlo de Qualidade

Datas
13, 15, 20 e 22 de setembro de 2022
Local
Online
Horário
09h00 - 13h00
Duração
16 horas
Preço
Associado AEP: 162€
Outros: 180€
Outros: 180€
Enquadramento
O elevado grau de exigência, fruto das muitas e diferentes solicitações do dia a dia, podem levar a uma baixa ou ineficiente produtividade dos serviços. Para agravar tudo isto, as empresas são feitas de pessoas com diferentes backgrounds, e com diferentes perceções sobre organização, prioridade e valor. O mercado opera numa dinâmica de mudança permanente e a uma velocidade nunca antes visto.
Este contexto, exige que as empresas olhem para os seus processos de uma forma sistematizada e possam identificar oportunidades de melhoria, assim como desenvolver competências que lhe permitam fazer essa avaliação e mudança.
Este contexto, exige que as empresas olhem para os seus processos de uma forma sistematizada e possam identificar oportunidades de melhoria, assim como desenvolver competências que lhe permitam fazer essa avaliação e mudança.
Objetivos
No final da ação, os formandos deverão ser capazes de:
- Conferir conhecimentos e metodologias de deteção de defeitos ou desvios das especificações, desde a receção das matérias-primas, acessórios e produtos subsidiários, até à embalagem do produto passando por todas as fases do processo de transformação;
- Organizar a Função Qualidade nas suas vertentes preventiva e corretiva, detetando defeitos e anomalias;
- Desencadear atempadamente ações corretivas, com objetivo de melhorar o nível geral da Qualidade, e consequentemente reduzir os custos da “não – qualidade”;
- Acompanhar as encomendas entregues a subcontratados;
- Conferir conhecimentos e metodologias de deteção de defeitos ou desvios das especificações, desde a receção das matérias-primas, acessórios e produtos subsidiários, até à embalagem do produto passando por todas as fases do processo de transformação;
- Organizar a Função Qualidade nas suas vertentes preventiva e corretiva, detetando defeitos e anomalias;
- Desencadear atempadamente ações corretivas, com objetivo de melhorar o nível geral da Qualidade, e consequentemente reduzir os custos da “não – qualidade”;
- Acompanhar as encomendas entregues a subcontratados;
Programa
1. QUALIDADE NOS PROCESSOS
1.1. O ciclo de vida de um produto e a melhoria continua
1.2. A qualidade nos processos
1.3. O ciclo PDCA
1.4. Autocontrolo
1.5. Trabalho em equipa
2. CONTROOLO DE QUALIDADE
2.1. A relevância do controlo e responsabilidade
2.2. Modalidades de um controlo de Qualidade
2.3. Controlo de recepção por amostragem
2.4. Utilização dos resultados do controlo
3. TÉCNICAS DE MELHORIA CONTÍNUA DA QUALIDADE
3.1. As ferramentas da qualidade
3.2. Amostragem
3.3. Planos de amostragem
3.4. Inspeção de controlo
1.1. O ciclo de vida de um produto e a melhoria continua
1.2. A qualidade nos processos
1.3. O ciclo PDCA
1.4. Autocontrolo
1.5. Trabalho em equipa
2. CONTROOLO DE QUALIDADE
2.1. A relevância do controlo e responsabilidade
2.2. Modalidades de um controlo de Qualidade
2.3. Controlo de recepção por amostragem
2.4. Utilização dos resultados do controlo
3. TÉCNICAS DE MELHORIA CONTÍNUA DA QUALIDADE
3.1. As ferramentas da qualidade
3.2. Amostragem
3.3. Planos de amostragem
3.4. Inspeção de controlo
Metodologia
A metodologia proposta consiste na abordagem teórica com a exemplificação através de exercícios práticos, procurando apresentar as situações reais.
Formadores
Luísa Morgado
1. Especialista em Gestão da Qualidade, pelo Instituto Politécnico do Porto
2. Pós-graduada em Materiais e Processos de Fabrico pela FEUP
3. Licenciada em Engenharia Mecânica – Gestão da Produção pelo ISEP
4. Formadora Certificada IEFP - EDF nº 6075/98 DN
5. Auditora Certificada – IPQ nº 97/CAU.040
6. QMS Auditor/Lead Auditor – ISO 9001 – APCER/IRCA
7. Tec. Superior Segurança e Higiene no Trabalho – ACT nº 0511/5857/02
8. Docente na ESTG nas áreas de Gestão da Qualidade e Segurança e Saúde Ocupacional
9. Docente no ISEP nas áreas de Gestão da Qualidade e Gestão Industrial
10. Experiência profissional, desde 1989 na implementação e manutenção de Sistemas de Gestão, como principal responsável, auditora, consultora e formadora, nomeadamente na área da Gestão Industrial, Qualidade, SST, Ambiente, FSC,
Responsabilidade Social, Inovação, Recursos Humanos, Saúde (Farmácias, Laboratórios de Análises Clínicas, Clínicas Médicas, Unidades de Cuidados Continuados) e IPSS (referenciais MAQSS, ISO e EQUASS).
1. Especialista em Gestão da Qualidade, pelo Instituto Politécnico do Porto
2. Pós-graduada em Materiais e Processos de Fabrico pela FEUP
3. Licenciada em Engenharia Mecânica – Gestão da Produção pelo ISEP
4. Formadora Certificada IEFP - EDF nº 6075/98 DN
5. Auditora Certificada – IPQ nº 97/CAU.040
6. QMS Auditor/Lead Auditor – ISO 9001 – APCER/IRCA
7. Tec. Superior Segurança e Higiene no Trabalho – ACT nº 0511/5857/02
8. Docente na ESTG nas áreas de Gestão da Qualidade e Segurança e Saúde Ocupacional
9. Docente no ISEP nas áreas de Gestão da Qualidade e Gestão Industrial
10. Experiência profissional, desde 1989 na implementação e manutenção de Sistemas de Gestão, como principal responsável, auditora, consultora e formadora, nomeadamente na área da Gestão Industrial, Qualidade, SST, Ambiente, FSC,
Responsabilidade Social, Inovação, Recursos Humanos, Saúde (Farmácias, Laboratórios de Análises Clínicas, Clínicas Médicas, Unidades de Cuidados Continuados) e IPSS (referenciais MAQSS, ISO e EQUASS).
Destinatários
- Responsáveis e trabalhadores do setor da qualidade;
- Responsáveis pela subcontratação;
- Controladores de qualidade internos e externos..
- Responsáveis pela subcontratação;
- Controladores de qualidade internos e externos..
Condições de participação
As CONDIÇÕES GERAIS DE PARTICIPAÇÃO são aplicáveis às modalidades de formação presencial e online.
A inscrição pressupõe o conhecimento e aceitação das Condições Gerais de Participação, disponíveis em:
https://aeportugal.pt/pt/condicoes-gerais-de-participacao
A inscrição pressupõe o conhecimento e aceitação das Condições Gerais de Participação, disponíveis em:
https://aeportugal.pt/pt/condicoes-gerais-de-participacao