Missão Empresarial ao Chile e Uruguai

Missão Empresarial ao Chile e Uruguai
Datas 28 de março a 1 de abril de 2022
Local Santiago do Chile e Montevidéu
Preço Ação desenvolvida no âmbito do programa PORTUGAL2020 e Compete2020com financiamento a 50% dos custos elegíveis.
Missão Empresarial ao Chile e Uruguai

A AEP, no âmbito do programa PORTUGAL2020 e COMPETE2020, Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, Eixo II – Projetos Conjuntos, encontra-se a promover uma Missão Empresarial ao Chile e Uruguai, que se realizará de 28 de março a 1 de abril de 2022.

Esta missão multissetorial, terá como objetivo facultar às empresas portuguesas o estabelecimento de contactos com empresas locais e entidades institucionais, através de reuniões previamente agendadas.  As empresas nacionais terão a possibilidade de, in loco, compreender as necessidades mais emergentes e perceber as potencialidades que estes países proporcionam nos vários setores de atividade.
 
- Porquê participar nesta Missão?
. O Chile posiciona-se no 16º lugar do ranking global em termos de ambiente de negócios. Apresenta equilíbrio macroeconómico o que se reflete em flagrantes oportunidades de negócio para as empresas portuguesas nomeadamente nos setores energético, nas infraestruturas, nas novas tecnologias e no setor da saúde. 
. Capacidade do novo governo em implementar um novo programa económico.
. Ostenta um quadro regulatório livre, particularmente com os países da UE, detentores de um Free Trade Agreement e de um Acordo de Associação, que fixa isenções e reduções das taxas aduaneiras na importação.
. O apoio ao turismo e à saúde estão no cenário governativo do país.

. O Uruguai é o país, política e economicamente, mais estável da América Latina. Os governantes aplicaram medidas positivamente provadas à economia vigente na resposta à pandemia.​ Surgem estímulos ao consumo privado, e nesse sentido estão criadas expectativas altas. Listam-se setores prioritários como a indústria farmacêutica e ciências da vida, construção, entre outros.
. É uma economia importadora diversa e multipolar, reconhecidamente dispersa.
. A reforçada qualificação dos recursos humanos e uma política de zonas francas intensiva, permitem atrair investimentos.
. O país preconiza reassumir soberania em matéria de comércio externo, o que revela uma abertura numa fase inicial a novos mercados, através de tratados de comércio livre.
. Apresenta uma das mais elevadas taxas de vacinação da região, o que permite um funcionamento seguro da economia.
. Manifesta indicadores bastante promissores quanto à recuperação económica.
. Estabelece-se como um dos países mais transparentes no que toca aos negócios.
 
- Setores de maior Interesse:
. Tecnologias e sistemas de informação;
. Saúde;
. Engenharia e Construção;
. Têxteis e Vestuário;
. Minerais e minérios;
. Indústria – IDE.
  
Neste contexto, convidamos as empresas a participar nesta ação, para a qual se solicita o envio do Formulário de Inscrição. Ação desenvolvida no âmbito do programa PORTUGAL2020 e Compete2020, Programa Operacional da Competitividade e internacionalização, Eixo II – Projetos conjuntos – Internacionalização com financiamento a 50% dos custos elegíveis.
 
Consulte as Condições de Participação.
 
Prazo de inscrição: até 4 de março 2022

 
COVID-19 – Atendendo à situação de pandemia que se vive a nível global, poderão ocorrer alterações ao programa da ação. A AEP efetuará uma constante monitorização do evoluir da situação junto das entidades organizadoras e autoridades oficiais e procederá à implementação das medidas necessárias e adequadas à realidade que se venha a verificar no período que antecede o evento e durante a sua realização.
Contacto

AEP - Associação Empresarial de Portugal
Departamento Internacional
Miguel Matos
Gestor de Mercado
Tel: +351 22 998 1784 | Tlm: +351 964 252 151 
miguel.matos@aeportugal.pt
 
 

Outras sugestões