Revista BOW

Revista BOW, nº 8 | As Multilaterais e a Internacionalização

“As Multilaterais e a Internacionalização” é o tema em análise de mais um número da revista editada pela AEP – Associação Empresarial de Portugal. Para nos dar uma visão sobre as Instituições Financeiras Multilaterais nos processos de internacionalização da economia portuguesa temos um texto da autoria do Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias. Para nos dar uma ideia do papel do Ministério das Finanças como promotor de um maior retorno financeiro da presença de Portugal nos Bancos Multilaterais de Desenvolvimento temos um artigo de análise do diretor-geral do GPEARI, José Carlos Azevedo Pereira. Por seu turno, as potencialidades do mercado das Multilaterais são descritas pelo diretor da Rede Externa e Institucionais, da  Aicep Portugal Global, Pedro Patrício. Enquanto Rui Trigo de Morais, managing partner na Triconsulte propôs-se a desmistificar algumas características importantes dos Bancos Multilaterais por forma a ajudar as empresas no artigo “O Procurement Internacional e o El Dorado das Multilaterais”.

Para partilhar a experiência da internacionalização e a relação com as Multilaterais Financeiras temos duas empresas convidadas: a Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, mais concretamente um artigo de opinião da gestora da Unidade de Negócio Internacional, Susana Abreu, e a Efacec, que através de uma entrevista ao seu CEO, Ângelo Ramalho, defende que “uma empresa como a Efacec, que se queira afirmar nos mercados internacionais de infraestruturas, tem que atribuir importância estratégica às entidades multilaterais.”

Costa do Marfim, Gana e Senegal sãos os mercados em destaque deste número da revista Bow, devidamente acompanhados pelos gráficos da Deloitte, texto de enquadramento e análise do gestor de mercado. BERD, Lusavouga e Exponor são as empresas chamadas a partilhar o seu papel e visão exportadora.

De destacar ainda as diversas atividades promovidas pela AEP no último trimestre nomeadamente um workshop sobre Public Procurement, dinamizado por Angelica Hoess, membro da Enterprise Europe Network, na Alemanha e ainda a aplicação digital de apoio às empresas, Trade Monitor, além de desenvolvimentos no Programa P3i, no Global Contractors Chanel, entre outros.
Download dos artigos

Área Reservada

Eventos

Ver Todos os Eventos >>

Torne-se associado

A AEP oferece aos seus Associados uma série de vantagens nos serviços que presta.

Associe-se à AEP!

Redes Sociais


Siga-nos no Linkedin