Revista BOW

Revista BOW, nº 7 | O Ensino e a Internacionalização

“O Ensino e a Internacionalização” é o tema do mais recente número da revista Bow, editada pela AEP – Associação Empresarial de Portugal. Para analisar este que é um importante desafio no âmbito da internacionalização das empresas portuguesas foram convidadas várias personalidades, especialistas nas suas áreas de intervenção. É o caso do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, que traz ao debate a iniciativa GoPortugal – Global Science and Technology Partnerships Portugal cuja missão é estimular o desenvolvimento científico e empresarial, alargar o âmbito da rede “University Technology Entreprise Network, UTEN”, atrair financiamento e mobilizar diversos atores, tanto nacionais como internacionais, em termos de uma abordagem inovadora, holística, integrativa e sistémica em todas as áreas do conhecimento e promovendo uma perspetiva inclusiva para a ciência, a tecnologia e o desenvolvimento económico.

O nosso destaque vai também para o contributo do reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, e da diretora da Católica Business School, Sofia Salgado Pinto.

Para partilhar a sua experiência, o CEO da Frezite, José Manuel Fernandes, explica, em entrevista muito interessante, o que é preciso fazer para uma boa adequação dos Recursos Humanos necessários às empresas, sobretudo as com forte vertente exportadora, e os profissionais formados nas universidades. O líder desta empresa de engenharia de soluções para ferramentas de corte com aplicações nas indústrias de transformação da madeira, plásticos, materiais compósitos e metais aproveita para realçar “que no ranking das 500 mais importantes universidades a nível mundial estão quatro universidades portuguesas.”

Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia sãos os países em destaque neste número da revista Bow, que têm como suporte os dados da Deloitte.

Já no Radar Internacionalização, surgem mais três empresas exportadoras: Maçarico, Carfel e CR Moldes, que partilham connosco a sua história e visão de futuro.

A fechar, aproveitamos para chamar a atenção para o Plano de Formação da AEP para ajudar as empresas nossas associadas. Ao mesmo tempo que aproveitámos para fazer alguns balanços e actualizações: Plataforma Bow e Gabinete de Apoio à internacionalização, que integra o Projeto P3i – Promoção de Iniciativas de Incentivo à Internacionalização. Uma boa leitura são os nossos votos!
Download dos artigos

Área Reservada

Eventos

Ver Todos os Eventos >>

Torne-se associado

A AEP oferece aos seus Associados uma série de vantagens nos serviços que presta.

Associe-se à AEP!

Redes Sociais


Siga-nos no Linkedin