Revista BOW

Revista BOW, nº 18 | Economia do Mar e internacionalização

A revista BOW – Portugal Business on the Way dá destaque a um dos clusters nacionais mais importantes – “Economia do Mar e internacionalização”. Para analisar esta temática, convidámos vários ilustres, entre eles o Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, que destaca que “o mar é reconhecido de forma unânime como um vetor de desenvolvimento de elevadíssimo potencial para Portugal.” Também Dina Ferreira, Gestora do Programa Operacional MAR 2020, dá-nos uma visão de futuro e de grande potencial de valorização desta fileira ao afirmar que Portugal oferece vantagens competitivas ímpares, defendendo que no nosso país existe conhecimento científico e tecnológico para apoiar o desenvolvimento do processo produtivo e a inovação dos produtos, nomeadamente através das várias universidades com centros de estudos dedicados ao mar.

O destaque vai também para a entrevista a António Nogueira Leite, presidente do Fórum Oceano, a Associação da Economia do Mar e Cluster do Mar Português conforme reconhecimento do Governo de Portugal, que aprofunda temas estruturantes para o presente e futuro da economia do Mar. Segundo este responsável, a denominada economia do mar representa hoje cerca de 4% do Produto Nacional.

Mas, esta é mais uma revista recheada de importantes reflexões, que irão guiar as empresas portuguesas no setor e para tal contamos com os contributos de Helena Vieira, Diretora-geral de Política do Mar e Bernardo Mata, Técnico Superior da sua equipa; Nuno Araújo, Presidente da APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo; José Maria Freitas, Presidente da Direção da ANICP; Vitor Figueiredo e Renato Amorim, respetivamente administrador e Diretor-coordenador de Desenvolvimento de Negócios do Mar da West Sea Estaleiros Navais e ainda Mário Ferreira, Presidente da Douro Azul, e Sérgio Faias e Carlos Figueiredo, ambos administradores da Docapesca. Ou seja, um tema muito importante para o qual procurámos construir um painel abrangente na perspetiva institucional e da fileira.

Na restante revista BOW, convidamos também os leitores a conhecerem as empresas nossas associadas COFACO, CORDEX, RIAMAR-NAUTAV e SOGUIMA, na secção Radar Internacionalização.

Os mercados-alvo em destaque nesta edição são a Arménia, Azerbaijão e Geórgia, com dados da Accenture, sempre muito úteis para o trabalho de internacionalização das empresas nossas associadas.

Votos de uma boa leitura e até breve!
Download dos artigos

Área Reservada

Eventos

Ver Todos os Eventos >>

Torne-se associado

A AEP oferece aos seus Associados uma série de vantagens nos serviços que presta.

Associe-se à AEP!

Siga-nos no Linkedin