Revista BOW

Revista BOW, nº 17 | A Economia da Defesa e a Internacionalização

A revista BOW já vai na sua 17.ª edição e mais uma vez aborda um tema de grande relevância: “A Economia da Defesa e a Internacionalização”, sempre recheada de importantes textos que irão guiar as empresas portuguesas no setor e para tal contamos com os contributos de convidados de elevadíssima competência.

Este é um sector-chave, sobretudo nos tempos que correm como mostram os números do IdD: cerca de 400 entidades operarem neste setor em Portugal, gerando um volume de negócios de 6.299 milhões de euros, totalizando ainda 4.358 milhões de euros em exportações e garantindo 37.076 postos de trabalho.

“O investimento em Defesa pode e deve ser visto como um importante contributo para sairmos desta crise mais resilientes, com mais inovação tecnológica, com mais qualificações, com mais parcerias internacionais e com mais exportações de elevado valor acrescentado”, defende o Ministro João Gomes Cravinho, no artigo que abre este tema da BOW.

Dentro do referido painel de convidados, o destaque vai também para Paulo Lourenço, Diretor-Geral de Política de Defesa Nacional; Alberto Rodrigues Coelho, Diretor-Geral da Direção Geral de Recursos da Defesa Nacional; Marco Capitão Ferreira, Presidente do IdD e Catarina Nunes, Administradora da IdD, mas também para outros especialistas, como José Manuel Barbas, Coronel do Exército, subdiretor do curso de Defesa Nacional e assessor de estudos do IDN; Fernando Carvalho, Investigador Coordenador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; José Lourenço da Saúde, Major General Engenheiro Aeronáutico e Paulo Cutileiro Correia, Sócio da JPAB.

Igualmente interessante é a entrevista a José Neves, presidente do AED Cluster Portugal (AEDCP), um cluster português para as Indústrias de Aeronáutica, Espaço e Defesa, especialmente importante pelo papel desempenhado como “Cluster de Competitividade Emergente”, que traça um panorama sobre as realidades e perspetivas desta fileira.

Na restante revista BOW, convidamos também os leitores a conhecerem as empresas nossas associadas Critical Software, BERD, DUNE BLEUE e DAMEL, na secção Radar Internacionalização.

Os mercados-alvo em destaque nesta edição são a Argélia, Egito e Marrocos, com dados da Deloitte, sempre muito úteis para o trabalho de internacionalização das empresas nossas associadas.

Votos de uma boa leitura e até breve!
Download dos artigos

Área Reservada

Eventos

Ver Todos os Eventos >>

Torne-se associado

A AEP oferece aos seus Associados uma série de vantagens nos serviços que presta.

Associe-se à AEP!

Siga-nos no Linkedin